MAIS LIDAS
VER TODOS

CIÊNCIA

Estação Espacial vai cair na Terra em 2031, diz Nasa

O local em que será derrubada, é conhecido como cemitério de naves espaciais, o local no oceano mais distante da terra

Da Redação

·
Estação Espacial vai cair na Terra em 2031, diz Nasa
Icone Camera Foto por Nasa
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.02.2022, 14:28:14 Editado em 04.02.2022, 14:28:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em relatório divulgado nesta semana, a Nasa, agência espacial americana, informou que a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), continuará em funcionamento até 2030 e, em 2031, será lançada no Oceano Pacífico, como informado pela matéria do G1. O local em que será derrubada, é conhecido como cemitério de naves espaciais, ou ainda como Ponto Nemo, e é o local no oceano mais distante da terra e já recebeu outras espaçonaves.

continua após publicidade

A ISS, conforme explicado pelo G1, é um projeto que está em órbita desde 1998 e envolve cinco agências espaciais. A sede espacial tem sido continuamente ocupada por astronautas desde 2000 e mais de três mil projetos foram realizados no laboratório de microgravidade em seu interior.

Conforme informado pela Nasa, o plano de aposentar a ISS marca uma transição para o setor comercial nas atividades na órbita terrestre baixa — a área do espaço próxima à Terra. "O setor privado é técnica e financeiramente capaz de desenvolver e operar destinos comerciais na órbita terrestre baixa, com a assistência da Nasa", disse Phil McAlister, diretor de espaço comercial da Nasa.

continua após publicidade

No ano de 2020, conforme matéria do G1, a Nasa forneceu contratos para algumas empresas, com o intuito de construírem módulos habitáveis que se conectariam com a ISS, com expectativa de que esses projetos estejam em operação quando a Estação se aposentar.

Os Estados Unidos, ao se alinharem com empresas privadas, para transporte de tripulação e carga, utilizando até mesmo espaçonaves russas, conseguiu economizar US$ 1,3 milhão. Valor esse que será convertido em estudos sobre o espaço profundo.

A economia é esperada porque a Nasa pagará apenas pelos serviços de que precisa, em vez de pela manutenção e operação da ISS. A agência também destacou que as estações espaciais do setor privado serão mais novas e deverão exigir menos peças de reposição, de acordo com as informações postas pelo G1.

continua após publicidade

O relatório de transição foi publicado após o governo estadunidense, governado pelo Presidente Joe Biden, anunciar que havia se comprometido a estender as atividades da estação espacial até 2030 e não até 2024, como o acordado. A decisão envolve questões políticas alinhadas à Rússia, uma vez que estender as atividades requer apoio de parceiros internacionais.

Em entrevista à agência de notícias russa Interfax, em dezembro de 2021, o chefe do programa espacial da Rússia, Dmitry Rogozin, demonstrou disposição de trabalhar com a Nasa. No entanto, devido às sanções que estão sendo impostas pelos Estados Unidos e seus apoiadores ocidentais, a Rússia afirmou que poderia encerrar sua participação no programa da ISS se as sanções não fossem suspensas.


Fonte: G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Estação Espacial vai cair na Terra em 2031, diz Nasa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!