Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
PREOCUPAÇÃO

Engano: crianças recebem vacina da Covid ao invés da gripe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Engano: crianças recebem vacina da Covid ao invés da gripe
Autor Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Na última terça-feira (13), um erro fez com que 46 pessoas recebessem a vacina da Covid-19, Coronavac, ao invés de doses da vacina contra a gripe, em um posto de imunização de Itirapina, em São Paulo. Dos vacinados, 18 são adultos, entre eles uma gestante, e 28 crianças.

Ainda em São Paulo, no município de Diadema, outras cinco crianças foram imunizadas contra a Covid-19 por engano em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os vacinados têm entre sete meses e quatro anos e deveriam ter recebido a vacina da gripe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com Bernardino Souto, que é infectologista, ainda não existem estudos que mostrem os efeitos da Coronavac em crianças e gestantes. Por este motivo, as pessoas que foram vacinas por engano devem ser acompanhas clinicamente.

"A luz da experiência com outras vacinas feitas com vírus inativado é possível que as crianças e gestantes acidentalmente vacinadas com a Coronavac não tenham efeitos adversos importantes, mas não há estudos clínicos suficientes para dar essa certeza. É adequado manter essas pessoas sob monitoramento ao longo de algumas semanas ou meses para verificar alguma ocorrência que possa ser relacionada à vacina. No caso das gestantes, é adequado que também seja feito com os recém-nascidos", disse o especialista.

Engano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Secretaria Municipal de Itirapina, o erro foi percebido durante o controle do estoque de imunizantes, na quarta-feira (14), quando constataram a falta de 46 doses da Coronavac.

Segundo a prefeitura do município, um técnica de enfermagem encaminhou erroneamente frascos da vacina contra o coronavírus para o local onde está acontecendo a vacinação contra a gripe (influenza).

Na última segunda-feira (12) começou a campanhas de imunização contra a gripe. Por conta da imunização contra a covid, a 1ª etapa, que geralmente se inicia pelos idosos, foi destinada esse ano a crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda conforme a prefeitura, nenhuma anormalidade foi detectada entre os vacinados. O Instituto Butantan comunicou que, “conforme indicado em bula, a vacina é indicada para indivíduos com 18 anos ou mais e não há conclusões científicas até o momento de segurança ou eficácia da vacina na população pediátrica ou em gestantes”.

O Butantan orienta que em casos como o ocorrido em Itirapina, as vigilâncias municipais acompanhem e coletem informações individuais das gestantes e das crianças expostas, solicitando que busquem orientação imediata nos serviços de saúde caso apresentem algum evento adverso e que, neste caso, não tomem a segunda dose do imunizante.

Com informações; G1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline