Subiu para 32 o número de mortos nas enchentes que atingem o Texas, nos Estados Unidos, desde sexta-feira (4). Equipes de resgate continuam à procura de desaparecidos, incluindo cerca de 20 meninas que participavam de um acampamento cristão de verão no Condado de Kerr.
LEIA MAIS: Leão salta muro e ataca mulher e crianças no Paquistão
O local, chamado Camp Mystic, foi surpreendido por uma cheia repentina do Rio Guadalupe, que subiu mais de 6 metros em menos de duas horas, sem previsão pelos serviços de emergência, dificultando a evacuação. O acampamento costuma receber cerca de 750 crianças por temporada.
Segundo a CNN Internacional, três mortes já foram confirmadas no local. As vítimas são Janie Hunt, identificada pela mãe, além de Sarah Marsh e Lila Bonner, cujas famílias divulgaram comunicados pedindo privacidade. “Rezamos incansavelmente para que outros sejam poupados desta perda trágica”, escreveu a família de Lila.
A senadora do Alabama, Katie Britt, lamentou a morte de Sarah Marsh nas redes sociais, dizendo estar “de coração partido”.
As buscas começaram na manhã de sexta-feira, com o envio de 107 guardas florestais e equipes de aviação. Os socorristas conseguiram acessar o acampamento no início da tarde e iniciaram os resgates. Até agora, cerca de 850 pessoas foram retiradas com vida de áreas afetadas em todo o estado.
Previsão de mais chuvas
O vice-governador do Texas, Dan Patrick, alertou que os riscos continuam e que novas chuvas fortes são esperadas no fim de semana, o que pode agravar ainda mais a situação. Imagens mostram casas destruídas, veículos arrastados pela água e áreas de mata completamente alagadas.
O xerife do Condado de Kerr, Larry Leitha, disse que os esforços não vão parar: “Temos todos os recursos necessários e não descansaremos enquanto todos não forem encontrados”.
Reações do governo
O vice-presidente dos EUA, JD Vance, classificou o episódio como uma “tragédia incompreensível”. A primeira-dama, Melania Trump, também se manifestou, dizendo que está orando pelas famílias afetadas.
Já o presidente Donald Trump usou a Truth Social neste sábado (5) para informar que a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, será enviada ao Texas. “Melania e eu estamos rezando por todas as famílias. Nossos bravos socorristas estão fazendo o que sabem fazer de melhor. Deus abençoe as famílias e Deus abençoe o Texas”, escreveu.
Deixe seu comentário sobre: "Enchente no Texas já deixa 32 mortos e há desaparecidos"