MAIS LIDAS
VER TODOS

laudo

Empresário morre ao inalar fenol durante realização de peeling

IML indica ‘edema pulmonar agudo’ como causa da morte de Henrique Chagas no mês passado uma clínica da zona sul da capital

José Maria Tomazela (via Agência Estado)

·
Henrique Chagas morreu depois de fazer procedimento estético no rosto
Icone Camera Foto por Reprodução/Rick Chagas no Facebook
Henrique Chagas morreu depois de fazer procedimento estético no rosto
Escrito por José Maria Tomazela (via Agência Estado)
Publicado em 17.07.2024, 20:26:00 Editado em 17.07.2024, 20:50:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um laudo do Instituto Médico Legal concluiu que o empresário Henrique Chagas, de 27 anos, morreu devido a um "edema pulmonar agudo" ao inalar fenol durante a realização de um peeling em uma clínica em São Paulo. A morte do empresário aconteceu no dia 3 de junho deste ano, após fazer o procedimento no Studio Natalia Becker, no Campo Belo, zona sul da capital.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Anvisa proíbe peeling de fenol após morte e vai investigar riscos

O fenol é um produto químico usado para escamar a pele, causando uma renovação no tecido. A defesa de Natália informou que está analisando os laudos e empenhada na apuração da verdade dos fatos (leia mais abaixo).

continua após publicidade

Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a inalação da substância química provocou alterações em órgãos do sistema respiratório e acúmulo de líquido no pulmão, causando uma parada cardiorrespiratória, conforme aponta o laudo entregue à autoridade policial. O exame de sangue não encontrou álcool, drogas ou medicamentos no organismo do empresário.

A perícia detectou o fenol em tecidos dos órgãos e fragmentos da pele de Chagas. O relatório apontou que a escarificação (raspagem) no rosto do empresário pode ter facilitado a absorção da substância.

O procedimento conhecido como peeling de fenol consiste na aplicação de um ácido no rosto para reduzir as manchas na pele. Conforme o Conselho Federal de Medicina (CFM), a prática é invasiva e pode causar reações imprevisíveis.

continua após publicidade

No dia 25 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução que proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol, seja em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. Segundo o órgão regulador, não foram apresentados estudos que comprovem a eficácia e segurança do fenol nesses procedimentos.

Chagas era dono de um pet shop em Pirassununga, interior de São Paulo. Ele pagou R$ 5 mil pelo procedimento. O peeling de fenol foi aplicado pela influenciadora digital Natalia Fabiana de Freitas Antonio, que se apresenta como Natalia Becker nas redes sociais. Ela é dona da clínica e foi indiciada por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar, segundo a SSP. O caso é investigado pelo 27º Distrito Policial (Campo Belo), que realiza diligências para esclarecer os fatos.

A defesa de Natália informou que está analisando os laudos e empenhada na apuração da verdade dos fatos. "Pela simples leitura do laudo, não há prova de causa ou responsabilidade relacionada à Natália", diz nota divulgada pela advogada Tatiane Forte.

A reportagem não conseguiu contato com o advogado da família de Chagas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Empresário morre ao inalar fenol durante realização de peeling"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!