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Dia do Consumidor: veja produtos com maior desconto e como se proteger

Neste sábado (15), é celebrado o Dia do Consumidor, mas é preciso ficar atento para não cair em golpes, principalmente na internet

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Dia do Consumidor: veja produtos com maior desconto e como se proteger
Autor Foto por Marcello Casal Jr./Agência Brasil - Evitar abrir links recebidos por WhatsApp e desconfiar de preços muito abaixo do mercado são algumas precauções que podem ser tomadas neste Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é comemorado neste sábado (15), sendo uma excelente oportunidade para diversos setores alavancarem suas vendas com promoções. Porém, para os consumidores, o momento é de atenção para pesquisar os preços e também para não cair em nenhum golpe.

Segundo levantamento realizado pelo site de pesquisa Buscapé, alguns produtos se destacam como mais procurados e com maior desconto. As bicicletas, por exemplo, tiveram a maior alta na busca online, com um crescimento de 119%.

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No quesito eletrodomésticos, a redução de preço foi considerada grande, com o ar-condicionado apresentando o maior desconto, uma queda de 35% no preço. Em seguida, aparecem fogão (19%), lavadora de roupa (11%) e geladeira (10%).

Na categoria eletroeletrônico, os tablets estão com uma redução de 55% no preço.

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Como se proteger no momento das compras

Se você está em busca de descontos e promoções, principalmente pela internet, é fundamental tomar precauções para não cair em armadilhas. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a evitar golpes:

- Antes de inserir dados pessoais, é essencial checar se o link do site inicia com “https://” e confirmar se há um cadeado de segurança ao lado;

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- Evite links recebidos por WhatsApp, SMS ou redes sociais;

- Desconfie de preços muito abaixo do mercado;

- Prefira pagar com cartão de crédito, pois é mais fácil contestar a cobrança caso haja algum problema;

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- Verifique em sites como Reclame Aqui, Procon e redes sociais as reclamações de outros consumidores.

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O que fazer quando um direito do consumidor não é respeitado?

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Para os consumidores que compram pela internet, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) oferece uma importante ferramenta, o direito de arrependimento. De acordo com ele, o comprador conta com sete dias, a partir do recebimento, para desistir da compra sem precisar de justificativa.

Outra atitude que pode ser tomada pelo consumidor, caso ele se sinta lesionado, é entrar em contato diretamente com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac) da empresa. É possível também registrar reclamações em plataforma públicas, como o Reclame Aqui e o Procon.

Com informações da CNN Brasil.

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