Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
20 DE NOVEMBRO

Dia da Consciência Negra é considerado feriado ou ponto facultativo?

A data marca a luta e resistência dos afro-descendentes no Brasil e é destinada a homenagear a memória de Zumbi dos Palmares

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Dia da Consciência Negra é considerado feriado ou ponto facultativo?
AutorO dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data também marca o dia Nacional de Zumbi - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data também marca o dia Nacional de Zumbi, uma forma de celebrar a luta e resistência dos afro-descendentes no Brasil e é destinada a homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos grandes nomes da resistência negra contra a escravidão no Brasil, assassinado na mesma data de 1695.

Em 2023, o presidente Lula sancionou a Lei 14.759/23 que torna o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. Então, a partir deste ano, o dia 20 de novembro é feriado em todo o país. Essa lei teve origem a partir de um projeto do Senado, a PL 3268/21, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Sindicatos de Apucarana orientam sobre novo feriado em 20 de novembro

Mas, afinal, as pessoas têm que trabalhar durante a data?

O dia 20 de novembro foi declarado como feriado nacional.

publicidade

Contudo, existem profissões, consideradas como essenciais, que fogem à regra e trabalham durante os feriados nacionais e religiosos. Alguns exemplos são:

  • Assistência médica e hospitalar
  • Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos
  • Transporte coletivo
  • Captação e tratamento de esgoto e lixo
  • Telecomunicações

Por que dia 20 de novembro é Dia da Consciência Negra?

A data celebra a luta, a resistência e a contribuição dos afrodescendentes na formação do Brasil e é dedicada a homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, figura emblemática na história da resistência negra contra a escravidão. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, uma das maiores e mais conhecidas comunidades de escravos fugitivos, que resistiu por anos à opressão e violência dos colonizadores.

publicidade

Palmares representava um símbolo de liberdade e de busca pela autonomia e dignidade para os negros escravizados no país.

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

O ícone brasileiro nasceu livre, em meio ao período de escravidão no país, em 1655, no Quilombo dos Palmares. A comunidade, localizada na Serra da Barriga (AL), era formada por escravos fugitivos das fazendas.

publicidade

Aos sete anos, Zumbi foi capturado e entregue a um padre católico, de quem recebeu o nome Francisco. Após isso, ele foi batizado, aprendeu a língua portuguesa e a religião católica.

Porém, aos 15 anos, voltou a viver no Quilombo, onde lutou contra a escravidão, pela liberdade de culto religioso e pela prática da cultura africana até sua morte, em 20 de novembro de 1695.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline