Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Revista UAU!

publicidade
CULTURA CERVEJEIRA

Dia da Cerveja: a história por trás da bebida favorita dos brasileiros

Sommelier revela curiosidades do universo da homenageada do dia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Para os apaixonados por cerveja, a data é um ótimo gancho para conhecer mais sobre a bebida
Icone Camera Foto por reprodução/ambev
Para os apaixonados por cerveja, a data é um ótimo gancho para conhecer mais sobre a bebida
publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, o dia é todo dela, a bebida amada pelos brasileiros: a cerveja! Gelada, no copo americano ou na tulipa, é o acompanhamento perfeito do torresminho, da linguicinha e do bolinho do boteco clássico preferido.

- LEIA MAIS: Febre do “morango do amor” eleva faturamento de confeiteiras em 80% no PR

publicidade

O Dia Internacional da Cerveja teve sua origem no ano de 2007, na cidade de Santa Cruz, na Califórnia, Estados Unidos. Um grupo de amigos, apaixonados pela cultura cervejeira, decidiu criar um dia para celebrar a cerveja em todas as suas formas, estilos e tradições ao redor do mundo. A data escolhida foi a primeira sexta-feira de agosto de cada ano.

A data tem como objetivo reunir pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, conectadas pela apreciação da cerveja. A ideia é promover a amizade, confraternização e compartilhamento de experiências em torno desta bebida que tem uma longa história na humanidade.

A história da cerveja começa por volta de 9.000 a.C., na região da Mesopotâmia, com os sumérios, que fermentavam cereais como a cevada e consideravam a bebida um alimento básico, consumido diariamente. A bebida se tornou bastante popular e se estendeu até o Egito, onde foram encontrados traços do “pão líquido” em tumbas datadas de 2.400 a.C. Na Idade Média, os monges passaram a utilizar o lúpulo pela primeira vez. Mas foi no continente europeu que a fabricação da cerveja deu um salto séculos depois, graças à Revolução Industrial, com métodos científicos e tecnológicos sendo adicionados à produção do líquido.

publicidade

No Brasil, a cerveja chegou no período colonial, trazida por imigrantes europeus e conquistando seu espaço no país. A primeira cervejaria registrada do Brasil, e que existe até hoje, foi a Bohemia, fundada em 1853 em Petrópolis (RJ) por um imigrante alemão, seguindo a cultura do país em movimento de sabedoria popular e de saberes diversos.

Segundo Charleston Agrícola, sommelier de cervejas e professor da Academia da Cerveja, escola da Ambev criada para disseminar conhecimento e cultura cervejeira, o universo da cerveja é vasto e desdobra diversas áreas tanto para o conhecimento quanto para o lado profissional. “A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo criado para disseminar informação, fortalecer a cultura cervejeira no Brasil, promover troca entre especialistas e a profissionalização do setor, além de ser um ponto conector para a construção e o fortalecimento de toda a categoria.”

Para os apaixonados por cerveja, a data é um ótimo gancho para conhecer mais sobre a bebida. Para isso, a Academia da Cerveja oferece diversos cursos gratuitos e online para explorar o universo cervejeiro como um todo. As opções são variadas e atendem a todos os interesses, desde quem deseja conhecer a história e o mercado da cerveja, até quem quer aprender a harmonizar a bebida mais querida do Brasil com diferentes sabores. Os cursos estão abertos ao público em geral, maiores de 18 anos, no site.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Revista UAU!

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline