MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Descarrilamento na Linha Amarela: imagens mostram momento em que composição se solta

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que o último vagão de um trem da Linha 4 - Amarela do Metrô se soltou. O descarrilamento ocorreu na manhã desta terça-feira, 9, entre as estações Vila Sônia - Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-M

Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 09.09.2025, 16:03:00 Editado em 09.09.2025, 16:11:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que o último vagão de um trem da Linha 4 - Amarela do Metrô se soltou. O descarrilamento ocorreu na manhã desta terça-feira, 9, entre as estações Vila Sônia - Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-Morumbi.

continua após publicidade

Segundo a ViaQuatro, às 15h30 a linha ainda seguia com a circulação interrompida. "Os clientes que utilizam esse trecho serão atendidos pelo sistema PAESE - de Vila Sônia a São Paulo Morumbi - e também pelos ônibus da ViaQuatro, que estão, excepcionalmente hoje, saindo de São Paulo- Morumbi para Taboão da Serra e vice-versa."

"O restante da linha em ambos sentidos segue em condições normais. As causas do descarrilamento ainda estão sendo apuradas. A prioridade das equipes de manutenção, neste momento, é a total retomada da operação nos trilhos. A ViaQuatro lamenta os transtornos aos seus clientes."

continua após publicidade

Linha opera sem condutor

Os trens da Linha 4-Amarela do Metrô funcionam no sistema driverless, operadas a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), por meio de ondas de rádio.

"Os trens da linha são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. A tecnologia une o Controle de Trens Baseado em Comunicação via ondas de rádio (CBTC) e a operação driverless (sem condutor). Por esse sistema, é possível eliminar falhas humanas e programar a velocidade", disse a ViaQuatro, concessionária que administra a linha.

O sistema, segundo a concessionária, permite ainda definir o número de viagens, o tempo de abertura das portas e incluir mais trens na linha, de acordo com a demanda de passageiros. "A automação integral tornou-se a solução preferencial das novas linhas de metrô em todo o mundo em razão de sua segurança", acrescentou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Descarrilamento na Linha Amarela: imagens mostram momento em que composição se solta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!