MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

D. Cláudio deixou legado 'muito grande' à Igreja e sociedade, diz arcebispo de SP

O arcebispo de São Paulo, o cardeal d. Odilo Pedro Scherer, destacou que d. Cláudio Hummes "deixou um legado muito grande de serviços à Igreja, mas também de iniciativas que visavam a beneficiar o povo", em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 4. El

Leon Ferrari, (via Agência Estado)

·
Escrito por Leon Ferrari, (via Agência Estado)
Publicado em 04.07.2022, 20:54:00 Editado em 04.07.2022, 20:59:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O arcebispo de São Paulo, o cardeal d. Odilo Pedro Scherer, destacou que d. Cláudio Hummes "deixou um legado muito grande de serviços à Igreja, mas também de iniciativas que visavam a beneficiar o povo", em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 4. Ele também contou que o cardeal se mostrava preocupado com "rumos que colocavam entraves ao reconhecimento de direitos constitucionais" no País.

continua após publicidade

Nome forte na Igreja Católica, d. Cláudio Hummes, que era bastante próximo do papa Francisco, morreu aos 87 anos na manhã desta segunda. O corpo do arcebispo emérito de São Paulo será velado na Catedral Metropolitana da Sé, das 19 horas desta segunda-feira até as 10 horas de quarta-feira, 6.

"Sempre admirei d. Cláudio por sua visão das coisas, visão larga, e a firmeza com que fazia suas propostas", falou Scherer. Ele foi ordenado bispo por Hummes e acompanhou-o de perto nos últimos dias. D. Cláudio enfrentava um câncer de pulmão e, entre março e fevereiro, afastou-se de seus encargos para cuidar da saúde.

continua após publicidade

Scherer contou que, por conta da condição em que se encontrava, Hummes já não conseguia acompanhar e verbalizar sobre questões caras por ele, como os direitos ambientais e dos indígenas. "Mas ele se manifestava preocupado, sim, com certos rumos que colocavam entraves ao reconhecimento de direitos constitucionais dos povos indígenas, para o desenvolvimento das realidades dos povos da Amazônia, para proteção do meio ambiente e para a pobreza."

Em seu discurso de renúncia à presidência da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), no final de março, d. Cláudio disse que a pandemia da covid-19 mostrou o melhor e o pior do homem. "Da negação anti-vacina às mais fortes expressões de solidariedade possíveis." E destacou que a crise afetou desproporcionalmente a Amazônia. "O impacto tem sido muito maior, revelando as outras pandemias de exclusão, desigualdade e racismo presentes neste território."

Depois de voltar de Roma, em 2011, onde atuou ao lado do Papa Bento XVI como prefeito da Congregação para o Clero, d. Cláudio dedicou-se a reforçar a presença da Igreja na região amazônica. Conforme Scherer, o cardeal revelou que, desde a juventude, sonhava em ser missionário na Amazônia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "D. Cláudio deixou legado 'muito grande' à Igreja e sociedade, diz arcebispo de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!