Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Crise hídrica faz cidade da Grande SP adotar racionamento de água

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Desde segunda-feira, 24, a população de São Caetano do Sul, na Região Metropolitana de São Paulo, não está recebendo água durante a noite. A prefeitura decidiu adotar um racionamento de água no período noturno devido à queda no nível do Sistema Cantareira, que abastece a cidade e grande parte da região metropolitana.

A restrição no abastecimento vai das 19 horas às 5 da manhã e deve perdurar até que o nível do sistema seja recuperado pelas chuvas. Segundo a prefeitura, a redução no fornecimento de água pela Sabesp ao município levou ao racionamento. A prefeitura pede à população que economize água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Nesta terça-feira, 25, o Cantareira estava com 21,6% do volume útil, segundo a medição diária da Sabesp. As chuvas continuam abaixo da média na região: o acumulado este mês é de 108,1 milímetros, enquanto a média histórica do período é de 150,6 mm.

O racionamento foi anunciado no domingo, 23, pelo município através do Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa), órgão municipal responsável pela distribuição de água na cidade. A água é adquirida da Sabesp e retirada do Sistema Cantareira. A prefeitura alega que o racionamento se tornou necessário devido às medidas adotadas pela Sabesp para o enfrentamento da crise hídrica na região metropolitana.

'Não é racionamento'

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, a Sabesp informou que, diante do cenário de estiagem e do baixo nível dos mananciais, a companhia está adotando desde 27 de agosto a redução da pressão da água no período noturno, quando há menor consumo pela população. Essa medida está sendo aplicada das 19h às 5h, em toda a Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.

Segundo a Sabesp, a ação é preventiva e temporária e atende a uma deliberação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), com o objetivo de preservar os reservatórios que abastecem a região. Desde o dia 27 de agosto, foram economizados 41 bilhões de litros de água dos mananciais, ajudando a reduzir a queda no nível das represas, segundo a Sabesp.

"A empresa esclarece ainda que não se trata de racionamento. A redução de pressão é uma medida adotada internacionalmente em que o fornecimento de água segue ocorrendo no período noturno, com pressão menor", diz a nota da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline