MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Corpo de fotógrafo brasileiro desaparecido no Peru é encontrado, diz associação

A Associação de Guias de Montanha do Peru (AGMP) divulgou neste domingo, 22, que encontrou o corpo do fotógrafo brasileiro Edson Vandeira e de outros dois montanhistas peruanos, que estavam desaparecidos no pico Nevado Artesonraju, na Cordilheira Blanca.

Redação, O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação, O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 22.06.2025, 19:27:00 Editado em 22.06.2025, 19:34:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Associação de Guias de Montanha do Peru (AGMP) divulgou neste domingo, 22, que encontrou o corpo do fotógrafo brasileiro Edson Vandeira e de outros dois montanhistas peruanos, que estavam desaparecidos no pico Nevado Artesonraju, na Cordilheira Blanca.

continua após publicidade

Edson Vandeira, Pretel Efrain e Picon Jesus estavam desaparecidos desde o início do mês. Em nota, a AGMP informou que o Ministério da Defesa forneceu um helicóptero para que a equipe possa resgatar os corpos.

Participaram das buscas a Força Aérea do Peru, a Polícia Nacional e a Polícia de Alta Montanha. Em uma publicação nas redes, Beto Pinto publicou uma homenagem aos colegas. "Na eternidade do Artesonraju", diz uma das frases do vídeo.

continua após publicidade

Vandeira tinha 36 anos e além de fotógrafo era montanhista e guia. O brasileiro subiu o pico de 6.025 metros no dia 29 de maio e deveria ter retornado no dia 1º de junho, o que não aconteceu. O Nevado Artesonraju está localizado dentro do Parque Nacional Huascarán, no Peru.

O brasileiro já havia liderado grupos no Brasil, nos Andes e no Himalaia, além de participar de nove expedições na Antártida e morava no Peru. Nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ele fazia fotografias de aventura, com publicações em veículos como o National Geographic. Ele chegou a participar da série "Andes extremo" do canal History Channel.

O fotógrafo foi finalista do Wildlife Photographer of the Year, prêmio internacional de fotografia de natureza, com uma foto feita no Pantanal.

continua após publicidade

Vandeira e os outros dois montanhistas eram alunos do Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM) e faziam curso de aspirante a guia da Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha.

Segundo relatos, após os três iniciarem a escalada foram vistas luzes no pico da montanha, o que indica que eles possam ter chegado ao cume. A hipótese é que os montanhistas possam ter tido algum tipo de intercorrência na descida. Pertences deles foram encontrados por um outro grupo de montanhistas no dia 4 de junho e entregues à associação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Corpo de fotógrafo brasileiro desaparecido no Peru é encontrado, diz associação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!