Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
SANTA CATARINA

Coronavírus circulava no Brasil desde novembro de 2019

Coronavírus é encontrado em esgoto de Santa Catarina

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Coronavírus circulava no Brasil desde novembro de 2019
AutorFoto: Radoslav Zilinsky/Getty Images

Um estudo preliminar realizado na UFSC, traz o que pode ser a evidência mais antiga do vírus nas Américas.

O novo coronavírus foi descrito cientificamente apenas em 31 de dezembro de 2019, porém algumas pistas indicam que ele pode ter surgido muito antes disso. Pesquisadores brasileiros registraram a presença do vírus em uma amostra de esgoto de novembro de 2019, em Florianópolis, Santa Catarina.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O vírus foi identificado e anunciado globalmente em dezembro, mas estudos indicam que ele já circulava na América dois meses antes. O primeiro caso oficialmente reportado foi em 21 de janeiro de 2020, nos Estados Unidos.

Até o presente momento, acreditava-se que o vírus teria chegado ao Brasil entre o fim de fevereiro e o começo de março de 2020.

A nova pesquisa é chamada SARS-CoV-2 in Human Sewage in Santa Catarina, Brazil, November 2019, assinada por 14 pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade de Burgos, na Espanha, e da Startup brasileira de saúde BiomeHub.

publicidade

O estudo ainda passará pela revisão de pares, validação da comunidade científica que atesta a credibilidade dos dados de uma pesquisa.

Um estudo semelhante a esse com amostra de esgoto na China, indicou a presença do vírus no país desde outubro de 2019.


publicidade

Com informações: Exame.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline