Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
SAÚDE

CoronaVac deverá receber atualizações para combater variantes do vírus

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

CoronaVac deverá receber atualizações para combater variantes do vírus
Autor Foto: Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O governo chinês afirmou, nesta terça-feira (26/1), que a fórmula do imunizante contra o coronavírus Coronavac, que está sendo produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, pode ser atualizada em dois meses para dar conta das novas cepas do Sars-CoV-2. A informação foi divulgada pelo jornal chinês Global Times.

Shao Yiming, especialista do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, afirmou em entrevista ao jornal que a reformulação da Coronavac pode demorar mais do que a atualização de vacinas que utilizam a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), como é o caso dos imunizantes Pfizer/BioNTech e Moderna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Isso porque a vacina chinesa se baseia no método de vírus inativado, ou seja, contém pedaços do coronavírus que não conseguem se reproduzir no corpo humano e, portanto, não provocam a Covid-19. Vacinas deste tipo requerem o cultivo e a inativação do vírus, o que exige mais tempo de produção.

Yiming afirmou, ainda, que a vacina chinesa foi desenvolvida com base na variante do Sars-CoV-2 identificada na cidade de Wuhan no final de 2019. Por isso, há o temor de que a capacidade de neutralização dos anticorpos induzidos pela Coronavac não seja suficiente para conter as novas cepas descobertas no Reino Unido e na África do Sul.

Aos poucos, as empresas que desenvolvem as vacinas estão adaptando as formulações de seus medicamentos para garantir a proteção contra as recentes mutações do coronavírus. Nesta segunda-feira (25/1), a Moderna afirmou que novos testes clínicos demonstraram a eficácia da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa contra as novas variantes do Sars-CoV-2 encontradas no Reino Unido e na África do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil aguarda o envio de 5.400 litros de insumos para produzir novos lotes da Coronavac no Brasil. Nesta segunda-feira (25/1), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a exportação do material foi aprovada, e os insumos já estão em área aeroportuária, prontos para o envio ao Brasil.

Com informações de: Metrópoles.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline