Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

COP30: Ministério da Saúde divulga orientações para visitantes

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A poucos dias do início da COP-30, em Belém (PA), o Ministério da Saúde divulgou orientações aos visitantes da conferência. As principais recomendações tratam de vacinação, alimentação, cuidados com o clima e acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para quem vai participar do evento, que deve reunir cerca de 60 mil pessoas entre os dias 10 e 21 de novembro, o ministério orienta manter a caderneta de vacinação atualizada, incluindo doses contra febre amarela, hepatite B, covid-19, difteria, tétano e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A pasta recomenda o uso de repelente e telas ou mosquiteiros para dormir. Também sugere o uso de protetor solar e de roupas leves que cubram braços e pernas, devido ao clima quente e úmido da capital paraense.

Por causa das altas temperaturas, a ingestão contínua de líquidos é indicada como medida essencial. Segundo o ministério, haverá pontos de hidratação distribuídos pela cidade durante o evento.

Em relação à alimentação, a orientação é priorizar alimentos cozidos. O órgão recomenda ainda que os visitantes levem medicações de uso habitual conforme prescrição médica.

publicidade

No atendimento à saúde, o ministério afirma que as unidades públicas locais terão reforço do Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS), estrutura usada em grandes eventos e que reúne profissionais federais, estaduais e municipais, e de um Hospital de Campanha (HCamp) que funcionará 24 horas por dia na Usina da Paz do Jurunas, área mais populosa da cidade.

A estrutura contará com recepção e triagem, salas de emergência, de procedimentos, medicação e observação, além de consultórios e áreas de apoio logístico. Ao todo, 144 profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos atuarão no local. Haverá ainda quatro postos de atendimento na Blue Zone da COP-30 para garantir cobertura médica em todas as áreas do evento.

Plano de Ação em Saúde

publicidade

Em parceria com a Prefeitura de Belém e o Governo do Pará, o Ministério da Saúde afirma ter investido R$ 4,7 bilhões em estruturas voltadas à saúde para a COP-30, que reunirá especialistas, líderes mundiais, organizações e representantes da sociedade civil para debater a transição energética e o impacto das mudanças do clima.

Durante o evento, o ministério deve lançar o Plano de Ação em Saúde de Belém, que "pretende transformar a capital em referência na adaptação do setor de saúde às mudanças climáticas".

Segundo o ministério, o Pará receberá duas policlínicas regionais, um Centro Especializado em Reabilitação (CER), 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

publicidade

A pasta prevê ainda a atuação de 102 novos profissionais do Projeto Mais Médicos Especialistas até o fim do ano e bolsas para residência médica e multiprofissional na região.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline