Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
SAÚDE

Conheça os sintomas da varíola dos macacos e saiba como se proteger

O número de casos da varíola dos macacos está crescendo mundialmente e, por conta disso, mais informações sobre a doença estão sendo divulgadas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Conheça os sintomas da varíola dos macacos e saiba como se proteger
AutorO Brasil tem 592 casos da varíola dos macacos - Foto: Pixabay

O número de casos da varíola dos macacos está crescendo no mundo todo e, por conta disso, mais informações sobre a doença, também conhecida como monkeypox, como os sintomas e como se proteger dela, estão sendo divulgadas.

Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a varíola dos macacos tem alguns sintomas iniciais, como febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrio e exaustão.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

As lesões passam por cinco estágios antes de cair, de acordo com o CDC. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

Como se proteger

publicidade

Durante a pandemia de Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o uso de máscaras de proteção a fim de evitar a proliferação do vírus. O uso desse equipamento de proteção individual também é indicado como um dos principais métodos para evitar o contágio pela monkeypox.

A higienização das mãos e o distanciamento também são formas de evitar a doença.

"Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças", disse a Anvisa.

publicidade

Casos no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil tem 592 casos da doença. O Estado que concentra o maior número de casos é São Paulo, com 429.

O Rio de Janeiro tem 85, seguido por Minas Gerais, com 32. Já o Distrito Federal tem 12 casos, o Paraná, 10, Goiás, 9, e a Bahia, 4.

publicidade

O Ceará, o Rio Grande do Sul, o Rio Grande do Norte e o Espírito Santo têm dois casos cada. Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina registraram um caso cada.

Mesmo sem casos, Apucarana, no norte do Paraná, se prepara para enfrentar a doença.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline