Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
ERRO GRAVE

Clínica de Fertilização implanta embrião trocado em paciente

A clinica autraliana Monash IVF já havia cometido outro erro parecido em Abril

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Monash IVF, rede de clínicas de fertilização com unidades em toda a Austrália, confirmou nesta terça-feira (10) um novo caso de troca de embriões — o segundo erro do tipo cometido pela instituição em 2024. Desta vez, o equívoco aconteceu em uma unidade no estado de Victoria.

LEIA MAIS: "Lua de Morango" poderá ser vista na noite desta terça; saiba mais

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo comunicado da própria clínica, o embrião que pertencia à paciente foi transferido incorretamente para ela, contrariando o plano de tratamento, que previa a inserção de um embrião criado a partir do material genético de seu parceiro. A clínica classificou o incidente como resultado de falha humana.

Esse erro significa que a criança gerada carrega o DNA de outro casal. Durante toda a gestação, a mulher acreditava estar esperando um filho biológico.

A ministra da Saúde de Victoria, Mary-Anne Thomas, informou que o órgão estadual responsável está conduzindo uma investigação sobre o caso. Paralelamente, a Monash IVF também iniciou uma apuração interna. “As famílias devem ter a garantia de que estão recebendo um tratamento com os mais altos padrões de qualidade”, afirmou Thomas.

publicidade

Caso anterior

O primeiro incidente semelhante foi registrado em abril deste ano, na unidade da clínica em Queensland. A troca só foi descoberta meses após o nascimento da criança, quando os pais biológicos solicitaram a transferência de embriões restantes para outra clínica. Durante a verificação, foi identificado um embrião extra, revelando que, por erro humano, um embrião de outra paciente havia sido descongelado e implantado.

Esse foi o primeiro caso documentado de troca de embriões na história da fertilização in vitro na Austrália, em mais de 40 anos de prática. Especialistas apontam que a chance de um erro desse tipo é tão remota que não pode ser medida estatisticamente.

publicidade

A identidade das pessoas envolvidas não foi divulgada. Em relação à guarda da criança nascida do primeiro erro, ainda não há definição. Pela lei de Queensland, os pais legais são a mulher que deu à luz e seu parceiro, o que pode gerar disputas judiciais com os pais genéticos. Especialistas reforçam que qualquer decisão deverá considerar, prioritariamente, o bem-estar da criança.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline