MAIS LIDAS
VER TODOS

ATIVIDADE FÍSICA

Pílula poderá substituir os exercícios físicos; saiba como

Cientistas descobriram gene associado ao ganho de força muscular que podem ser reproduzidos em medicamentos; entenda

Da Redação

·
Eles utilizaram biópsias de músculos humanos para verificar mudanças nas células
Icone Camera Foto por Reprodução / Pixabay
Eles utilizaram biópsias de músculos humanos para verificar mudanças nas células
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.07.2022, 10:40:20 Editado em 28.12.2022, 12:43:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um grupo de cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriu um gene que é responsável pela força muscular que ganhamos ao praticar atividades físicas. O achado abre caminho para o desenvolvimento de possíveis medicamentos que possam imitar alguns dos benefícios dos exercícios. A reportagem é do R7.

continua após publicidade

O artigo, publicado nesta segunda-feira (25) na revista científica Cell Metabolism, mostra que animais sem o gene C18ORF25 têm desempenho ruim ao fazerem exercícios e músculos mais fracos.

O oposto ocorre com aqueles que possuem o gene C18ORF25, que se tornam mais resistentes e fortes, mas não necessariamente maiores.

continua após publicidade

O coordenador do estudo, Benjamin Parker, ressalta em comunicado que "identificar esse gene pode afetar a forma como gerenciamos o envelhecimento saudável".

"Promover a função muscular ideal é um dos melhores preditores da saúde geral."

A equipe, que contou com a colaboração dos professores Erik Richter e Bente Kiens da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, avaliou ainda as semelhanças e diferenças moleculares de diferentes tipos de exercícios. Eles utilizaram biópsias de músculos humanos para verificar mudanças nas células.

continua após publicidade

Parker explica como as descobertas podem refletir em benefícios no futuro.

“Sabemos que o exercício pode prevenir e tratar doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e muitos tipos de câncer. Agora, esperamos que, ao entender melhor como os diferentes tipos de exercício provocam esses efeitos promotores da saúde no nível molecular, a comunidade científica possa trabalhar para disponibilizar novas e aprimoradas opções de tratamento."

Entenda como uma pílula pode substituir os exercícios físicos:

continua após publicidade

- Pesquisadores americanos e australianos identificaram uma proteína liberada durante a prática de exercícios físicos chamada clusterina. A substância também é anti-inflamatória, capaz de fortalecer atividades cerebrais;

- O desafio dos cientistas é produzir um medicamento à base de clusterina, que traga ao corpo os mesmos benefícios dos exercícios físicos;

- O principal grupo que seria beneficiado pela pílula é formado por pessoas idosas ou que possuem dificuldades de se exercitar, para que elas também possam usufruir dos benefícios da atividade física;

- Especialistas da área da Medicina do Esporte destacam que os avanços científicos são muito importantes, mas que os exercícios são insubstituíveis por trazerem vantagens únicas;

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pílula poderá substituir os exercícios físicos; saiba como"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!