Cidade de SC confirma caso de raiva bovina e reforça alerta preventivo
Diagnóstico foi confirmado na localidade de Rio das Pacas; Vigilância Sanitária orienta produtores sobre vacinação e identificação de sintomas
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Vigilância Sanitária de São Bento do Sul confirmou, nesta semana, um caso de raiva bovina na zona rural do município. A doença foi identificada após exames laboratoriais em um animal que veio a óbito em uma propriedade na localidade de Rio das Pacas/Sertãozinho. O órgão informou que todas as medidas de bloqueio e proteção já foram adotadas para garantir a segurança de pessoas e outros animais que possam ter tido contato com o foco.
📰 LEIA MAIS: Volume de chuva já passa de 100 mm em cidades do Paraná
A raiva é uma zoonose grave e letal. Por isso, as autoridades sanitárias reforçam a necessidade de notificação imediata ao observar comportamentos anormais no rebanho. Nos bovinos, a doença se manifesta principalmente na forma paralítica. Os sintomas iniciais incluem isolamento ou agressividade, evoluindo para salivação excessiva, dificuldade para engolir (aparentando engasgo), andar cambaleante e tremores. O quadro avança rapidamente para a paralisia dos membros traseiros e morte do animal.
Diferente do gado, em cães e gatos a doença costuma apresentar a forma "furiosa". Nestes casos, os animais tornam-se agressivos, buscam locais escuros, apresentam salivação intensa e podem atacar humanos, também evoluindo para o óbito.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Prevenção e protocolos
A vacinação continua sendo a ferramenta mais eficaz para evitar a propagação da doença. A orientação é que proprietários rurais e tutores mantenham a imunização de seus animais em dia.
Em caso de contato direto, mordeduras ou arranhaduras por animais suspeitos, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima imediatamente. Já para o controle no campo, qualquer suspeita deve ser comunicada com urgência às autoridades veterinárias municipais.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline