Chuvas deixam cidades submersas em SC; seis decretam emergência; veja
Santa Catarina enfrenta forte chuva, com 6 cidades em emergência e 130 desalojados. A Defesa Civil alerta sobre segurança e danos em várias regiões
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O número de cidades em situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde sábado (22) subiu para seis, segundo a Defesa Civil. Ao todo, 33 municípios registraram estragos, e ao menos 130 moradores estão desalojados. Dezenas de casas ficaram completamente alagadas.
📰 LEIA MAIS: Temporal com granizo deixa ruas de cidade do PR cobertas de gelo
Até a manhã de segunda-feira (24), havia quatro decretos de emergência ativos. Com novas atualizações ao longo do dia, o órgão já esperava que os números aumentassem.
O cenário mais crítico é em Luiz Alves, no Vale do Itajaí. A cidade de 11 mil habitantes registrou, em menos de 24 horas, o volume de chuva previsto para uma semana inteira. Ruas ficaram submersas, casas foram tomadas pela água e até um grupo de bois acabou isolado após uma propriedade ser inundada. Por causa dos estragos, as aulas foram suspensas na segunda e nesta terça-feira (25). Um abrigo foi aberto para acolher famílias desabrigadas. O governador Jorginho Mello (PL) visita o município nesta terça para avaliar os danos.
Outras regiões do Sul também enfrentaram transtornos. No Paraná, Guarapuava registrou granizo do tamanho de ovos de galinha. No Rio Grande do Sul, em Erechim, mais de 150 pessoas ficaram feridas após uma forte tempestade com pedras de gelo.
Em Joinville, no Norte catarinense, a segunda-feira começou com alagamentos em vários pontos da cidade. Pelo menos quatro bairros tiveram vias interditadas devido ao acúmulo de água.
A Defesa Civil divulgou a lista de municípios atingidos por granizo e por chuvas intensas. Entre os afetados por granizo estão cidades do Vale do Itajaí, Oeste, Norte e Grande Florianópolis, como Agrolândia, Chapecó, Florianópolis, Videira e São Bento do Sul. Já as chuvas intensas provocaram transtornos em Balneário Barra do Sul, Ilhota, Luiz Alves, Massaranduba, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.
Diante do avanço do mau tempo, o órgão reforça orientações de segurança: evitar atravessar ruas e pontes alagadas, não dirigir em áreas inundadas, manter distância das águas de alagamentos e buscar abrigo longe de janelas, árvores, postes e objetos que possam ser arremessados com a força dos ventos.
Em caso de emergência, a recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou para a Defesa Civil, pelo 199.
Vídeo:
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline