Chuva transforma Petrópolis em rio e carros são arrastados; veja vídeo
Imagens registraram o momento em que carros foram arrastados pela correnteza e um chega a afundar e desaparecer
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
As fortes chuvas que atingem Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, desde a madrugada desta quarta-feira (17), provocaram transtornos severos na cidade. O temporal causou alagamentos no Centro, arrastou veículos e levou a prefeitura a suspender as aulas em toda a rede municipal de ensino. Até o momento, não há registro oficial de vítimas.
Diante do volume de água, a Defesa Civil emitiu um alerta extremo para risco de deslizamento às 7h29, com foco inicial na região do Quitandinha. Segundo o órgão, foram registrados mais de 60 mm de chuva em apenas uma hora e um acumulado de 150 mm nas últimas 24 horas.
📰 LEIA MAIS: São Paulo soma sete mortes após fortes chuvas atingirem os municípios
Transtornos e prejuízos
O impacto na rotina da cidade foi imediato. O transporte público chegou a ficar totalmente suspenso por quase duas horas no 1º Distrito. No Centro Histórico, comerciantes fecharam as portas e ergueram mercadorias na tentativa de evitar prejuízos.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força da enxurrada.(Veja vídeo acima) Na região central, ruas ficaram completamente alagadas, incluindo a Praça do Pedro e a Rua do Imperador. Vídeos registraram o momento em que carros foram arrastados pela correnteza; em um dos registros, um veículo vermelho chega a desaparecer em meio ao fluxo da água.
Monitoramento e segurança
O sistema de alerta por sirenes foi acionado em bairros como Independência, São Sebastião, Vila Felipe e Alto da Serra, seguindo o protocolo de risco de deslizamento. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão em campo monitorando as áreas críticas.
O secretário de Defesa Civil, Guilherme Moraes, informou que o monitoramento começou ainda na madrugada, às 5h.
"Promovemos avisos à população por meio das sirenes e abrimos pontos de apoio em diversas regiões. Também orientamos a suspensão do transporte público no 1º Distrito e o fechamento do comércio no Centro Histórico para proteger a população", afirmou o secretário.
A orientação oficial é que os moradores evitem deslocamentos, não tentem atravessar áreas alagadas e fiquem atentos a sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, o telefone de contato é o 199.
Serviço: pontos de apoio e interdições
A prefeitura abriu escolas para servirem como pontos de apoio e abrigo seguro para moradores de áreas de risco. Confira os locais abertos e as vias interditadas:
Pontos de apoio abertos (Abrigos):
Quitandinha: C.E.I. Chiquinha Rolla, E.M. Stefan Zweig, E.M. Odette Fonseca, E.M. Governador Marcello Alencar e Escola Paroquial Bom Jesus.
Vila Felipe e Alto da Serra: E.M. Clemente Fernandes e E.M. Germano Valente.
São Sebastião e Alto Independência: E.M. João Paulo II e E.M. Alto Independência.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Principais vias interditadas:
Centro: Ruas do Imperador, Porciúncula, Caldas Viana, Benjamin Constant, Washington Luiz, Koeler e Roberto da Silveira.
Outras regiões: Coronel Veiga, Ponte Fones, Castelânea (Olavo Bilac), Montecaseros, 7 de Abril, Sargento Boening, Chácara Flora, Bingen e Alto da Serra (Rua Teresa e Padre Feijó).
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline