MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cenipa divulga relatório sobre queda de avião que matou 2 pessoas no interior de SP

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou nesta quinta-feira, 17, mais detalhes sobre a queda do avião de instrução que aconteceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, em 1° de julho. O instrutor de voo Ab

Caio Possati (via Agência Estado)

·
Escrito por Caio Possati (via Agência Estado)
Publicado em 17.07.2025, 23:07:00 Editado em 17.07.2025, 23:14:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou nesta quinta-feira, 17, mais detalhes sobre a queda do avião de instrução que aconteceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, em 1° de julho. O instrutor de voo Abner Casagrande de Oliveira, de 41 anos, e o estudante Felipe Coiado Gomes, de 23 anos, morreram no acidente.

continua após publicidade

De acordo com relatório do Cenipa, o avião de pequeno porte (modelo CAP-4, prefixo PP-RDJ) estava fazendo um voo local de instrução, mas, ao realizar uma manobra perto do solo, a aeronave "perdeu o controle" e colidiu contra o terreno.

"A aeronave decolou do Aeródromo Professor Eribelto Manoel Reino (SBSR), São José do Rio Preto, SP, a fim de realizar um voo local de instrução, com um instrutor e um aluno a bordo. Durante a execução de manobra próxima ao solo, a aeronave perdeu o controle em voo e veio a colidir contra o terreno", diz o relatório.

continua após publicidade

Um vídeo obtido pelo Estadão mostra o momento da queda. O avião surge ao fundo da imagem descendo em alta velocidade e em direção ao chão, com o radome (nome técnico do bico da aeronave) apontado para baixo. O órgão não especificou a altura em que a aeronave estava em relação ao solo no momento da manobra.

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil, a validade do certificado de verificação de aeronavegabilidade do avião venceria no dia da queda. Ou seja, até o dia 1.° de julho, estava apto e regular para a prática de voos de instrução.

A aeronave, chamada de Paulistinha, foi fabricada em 1943 e era de propriedade do Aeroclube de São José do Rio Preto. Questionado sobre o acidente, o aeroclube - que também funciona como uma escola de aviação - não retornou aos contatos da reportagem.

Abner Casagrande era natural de Rio Preto e tinha se formado este ano. Felipe era estudante e morava na cidade de Potirendaba, na região metropolitana de São José do Rio Preto, e fazia aulas com o instrutor.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cenipa divulga relatório sobre queda de avião que matou 2 pessoas no interior de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!