Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Carnaval em SP: Mocidade Alegre é campeã e supera Gaviões da Fiel por 0,1 ponto

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Mocidade Alegre é a campeã do carnaval 2026 de São Paulo. A Gaviões da Fiel foi superada por 0,1 ponto.

A Mocidade Alegre apresentou neste ano "Malunga Léa, Rapsódia de uma Deusa Negra", um enredo que celebrou a vida e a obra da atriz Léa Garcia, uma das vozes mais marcantes da cultura brasileira, símbolo de resistência, arte e afirmação da identidade negra no teatro e no cinema. A atriz morreu em 2023, aos 90 anos, no dia em que seria homenageada no Festival de Cinema de Gramado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A escola destacou momentos marcantes da trajetória da artista com fantasias e alegorias que revisitavam sua carreira, desde as origens no Teatro Experimental do Negro até os papéis consagrados no cinema e na televisão.

Carioca, Léa estrelou Orfeu Negro, filme francês de Marcel Camus gravado no Brasil e vencedor do Oscar. Em 2005, foi premiada em Gramado por As Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo. Atuou em outras dezenas de produções cinematográficas e de televisão.

No desfile, a atriz foi representada na comissão de frente pela médica Thelma Assis, conhecida por ter sido campeã do Big Brother Brasil de 2020. Outro ex-BBB e médico, Fred Nicácio participou ao representar Abdias Nascimento, intelectual e artista brasileiro que foi casado com Léa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre, permaneceu durante toda a apuração amparada pelo mestre de bateria, Sombra, e dos tradicionais terços que a acompanham em todas as apurações de carnaval. Solange agradeceu a Deus, à comunidade e ao Orixá Oxumarê, mencionado no enredo deste ano.

"Trabalhamos com o critério embaixo do braço, mas não existe carnaval sem emoção, não só a Mocidade, várias escolas entregaram isso e é muito bacana perceber o quanto nosso carnaval cresceu", disse.

A Mocidade vira, assim, a 2ª maior campeã, com 13 títulos, atrás apenas da Vai-Vai (15). A Rosas de Ouro foi rebaixada após ter sido campeã em 2025. A outra escola rebaixada foi a Águia de Ouro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A disputa foi equilibradíssima. Com comemorações contidas ao longo da apuração, a Mocidade Alegre manteve a liderança durante a maior parte da leitura das notas. A Gaviões da Fiel chegou a assumir o primeiro lugar, mas perdeu décimos e devolveu a liderança à Morada do Samba, que encerrou a apuração com nota 269,8.

A Mocidade Alegre viralizou em perfis estrangeiros nas redes sociais nos últimos dias com um grande carro alegórico de Iemanjá. Vídeos da apresentação tiveram milhares de compartilhamentos, que destacaram a valorização da ancestralidade africana no Brasil.

"A forma como a África se manifesta no carnaval brasileiro é simplesmente linda para mim!", diz postagem no X (antigo Twitter), com um milhão de visualizações. "Para mim, não existe comunidade negra fora da África que se orgulhe mais de sua herança africana do que a negritude afro-brasileira. Linda", apontou outra, com mais de 608 mil visualizações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O carro alegórico chamou a atenção por trazer a representação africana da Iemanjá, repleta de conchas, e também pela plasticidade do efeito da queda da água.

Acadêmicos do Tucuruvi é campeã do Grupo de Acesso 1

A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi foi campeã do Grupo de Acesso 1 do carnaval de São Paulo. A vice-campeã foi a Pérola Negra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Acadêmicos do Tucuruvi conquistou o título com 269,9 pontos. A Pérola Negra e a Mancha Verde empataram na vice-liderança, com 269,4 pontos cada, mas a primeira levou a melhor no critério de desempate, que contabiliza todas as notas descartadas.

A Acadêmicos do Tucuruvi levou ao Sambódromo do Anhembi o enredo Anti-Herói Brasil, assinado pelo carnavalesco Nicolas Gonçalves e pelo enredista Cleiton Almeida. A narrativa da escola da zona norte celebra o brasileiro que vive e luta em meio às contradições do país. Em 2025, a escola havia sido rebaixada no carnaval de São Paulo.

Já Pérola Negra desfilou sob o enredo Valei-Me Cangaceira Arretada, Maria que Abala a Gira, Valente e Bonita que Vence Demanda. A agremiação da Vila Madalena, zona oeste da capital, contou a história de Maria Bonita, rainha do cangaço e considerada a primeira mulher a entrar para um bando de cangaceiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline