Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
SUCESSÃO DE FRANCISCO

Cardeal que passou por Apucarana pode votar e ser votado na escolha do novo papa

Francisco morreu nesta segunda-feira; oito cardeais do Brasil participam do conclave

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Cardeal que passou por Apucarana pode votar e ser votado na escolha do novo papa
AutorDom João Braz de Avis - Foto: Reprodução Vatican News

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica começa a preparar a escolha do novo pontífice. O último conclave para escolher o Santo Padre foi convocado em 2013, com a renúncia de Bento XVI.

-LEIA MAIS: Ritos e tradições: veja o que acontece assim que o papa morre

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Oito cardeais brasileiros têm a chance de serem o próximo chefe da Igreja Católica após a morte do papa Francisco, incluindo Dom João Braz de Aviz, que iniciou sua trajetória religiosa em Apucarana e no Vale do Ivaí.

No conclave, os cardeais votam e podem ser votados. Conforme a tradição da Igreja Católica, a decisão é comunicada pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano: a fumaça preta indica que o colegiado não elegeu outro papa, enquanto a fumaça branca significa que houve um escolhido.

Cardeais acima de 80 anos não podem votar, mas podem ser eleitos. São oito brasileiros que poderão ser escolhidos o novo Papa no caso de morte de Francisco ou até mesmo renúncia por conta do debilitado quadro de saúde do argentino.

publicidade

Com 77 anos, o cardeal Dom João Braz de Aviz é natural de Mafra (SC), onde nasceu em 24 de abril de 1947. No entanto, ele foi criado pela família em Borrazópolis, no Vale do Ivaí.

Após frequentar os estudos filosóficos no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, e na Faculdade de Palmas, completou os estudos teológicos em Roma, junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, e foi laureado em Teologia Dogmática junto à Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992.

Foi ordenado padre da Diocese de Apucarana em novembro de 1972 e nomeado reitor do Seminário Maior de Apucarana e de Londrina e professor de Teologia Dogmática junto ao Instituto Paulo VI, em Londrina. Foi também membro do Conselho presbiteral e do Colégio dos Consultores, bem como coordenador geral da pastoral diocesana de Apucarana.

publicidade

Em 6 de abril de 1994, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória. Foi também bispo de Ponta Grossa e arcebispo de Maringá. Em 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo de Brasília.

Em 2011, foi nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, tornando-se cardeal no ano seguinte. Ficou no cargo até 2025. No conclave de 2013, que elegeu o Papa Francisco, seu nome esteve entre os cotados.

Em 26 de novembro de 2022, Dom João Braz de Aviz celebrou em Apucarana seus 50 anos de ordenação.

publicidade

Um episódio marcante na vida de Dom João ocorreu em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, quando o atual cardeal exercia o seu sacerdócio no município. Feito refém por dois jovens que pretendiam assaltar um carro-forte naquela região, ele foi obrigado pelos bandidos a parar seu veículo e depois pedir dinheiro aos ocupantes do carro-forte. Armados, os seguranças da transportadora dispararam e o sacerdote foi ferido por um tiro de escopeta.

COMO FUNCIONA UM CONCLAVE?

Conclave é a reunião dos cardeais da Igreja Católica para eleger um novo Papa. A assembleia, a portas fechadas no Vaticano, ocorre 15 dias depois de vacante a Sé Apostólica. Todos os cardeais eleitores ficam hospedados em uma acomodação, na chamada “Domus Sanctae Marthae”, construída na Cidade do Vaticano.

publicidade

Podem votar os cardeais com menos de 80 anos. Com mais, podem ser votados. Entre os brasileiros está um caso apenas: Dom Raymundo Damasceno Assis, de 88 anos.

Os cardeais eleitores são obrigados a participar do conclave e são convocados pelo cardeal mais velho (Decano). São feitas duas eleições por dia, uma de manhã e outra à tarde, e será eleito o cardeal que, numa dessas eleições, obtiver 2/3 dos votos, considerando presentes todos os cardeais.

Veja os oitos cardeais brasileiros elegíveis

publicidade
  1. DOM ODILO SCHERER, DE 75 ANOS - ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO (SP)
  2. DOM ORANI JOÃO TEMPESTA, DE 74 ANOS - ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO (RJ)
  3. DOM PAULO CEZAR COSTA, DE 57 ANOS - ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA (DF)
  4. DOM LEONARDO ULRICH STEINER, DE 74 ANOS - ARQUIDIOCESE DE MANAUS (AM)
  5. DOM SERGIO DA ROCHA, DE 65 ANOS - ARQUIDIOCESE DE SALVADOR (BA)
  6. DOM JAIME SPENGLER, DE 64 ANOS - ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE (RS)
  7. DOM RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS, DE 88 ANOS - EMÉRITO DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA (SP)
  8. DOM JOÃO BRAZ DE AVIZ, DE 77 ANOS - EMÉRITO DE BRASÍLIA (DF)

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline