Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
100% ELÉTRICOS

Caminhões movidos a energia elétrica começam a rodar no Brasil

As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística são as primeiras a iniciar operações de transporte regular com caminhões pesados 100% elétricos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Caminhões movidos a energia elétrica começam a rodar no Brasil
AutorCaminhões movidos a energia elétrica começam a rodar no Brasil - Foto: Divulgação

A Volvo anunciou esta semana que os primeiros caminhões movidos a eletricidade já estão rodando no Brasil em caráter experimental. Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias.

- LEIA MAIS: Criminosos tentam roubar caminhão carregado com óleo de soja na BR-376

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento. “Este é mais um passo para o avanço da oferta de veículos elétricos pesados no Brasil, dentro de nosso compromisso para contribuir com a descarbonização dos transportes comerciais”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

Na solenidade na capital federal estiveram presentes Adrualdo Catão, secretário nacional de trânsito; Vinícius Reiter Pilz, presidente da ReiterLog; Paulo Carvalho, presidente da Ritmo Logística, entre outros convidados e autoridades. As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística são as primeiras empresas a iniciar operações de transporte regular com caminhões pesados 100% elétricos Volvo no Brasil.

Estudo aponta benefícios

publicidade

Os resultados preliminares do estudo sobre peso por eixo de caminhões elétricos pesados já confirmam os benefícios de rodar com veículos de zero emissões de CO2, dentro dos padrões de segurança e de pavimento das estradas brasileiras. O estudo, inédito no País, é liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), em parceria com a Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UNB) e o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPAV/UFRGS).

O objeto final é definir uma regulamentação de peso por eixo que permita o trânsito de caminhões e caminhões-tratores elétricos pesados de forma segura e eficiente. A análise inicial de dados também já aponta outros benefícios dos caminhões pesados elétricos, como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração e muito conforto para o motorista.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline