MAIS LIDAS
VER TODOS

ASTRONOMIA

Buraco negro estelar mais denso da Via Láctea é descoberto; confira

Descoberta feita por uma equipe internacional de cientistas foi anunciada nesta terça-feira (16)

Da Redação

·
Corpo denso foi detectado em dados da Missão Gaia
Icone Camera Foto por Nasa
Corpo denso foi detectado em dados da Missão Gaia
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.04.2024, 13:52:39 Editado em 16.04.2024, 13:52:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Observatório Europeu do Sul anunciou nesta terça-feira (16) a descoberta de um buraco negro estelar, que considera o mais denso da Via Láctea. Ele tem massa 33 vezes superior à do Sol. A descoberta foi feita por uma equipe internacional de cientistas.

continua após publicidade

O buraco negro - corpo denso de cuja gravidade nada escapa, nem mesmo a luz - foi detectado em dados da Missão Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), por meio de um movimento de oscilação estranho que impõe à estrela que o orbita, diz o observatório em comunicado.

- LEIA MAIS: Óvni? Objeto misterioso é flagrado na madrugada por observatório; veja

continua após publicidade

A massa do buraco negro BH3 foi calculada com base em informação registrada pelo telescópio VLT do OES, no Chile, e outros telescópios em terra.

Os pesquisadores André Moitinho e Márcia Barros, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, assinam o trabalho, publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics.

Os buracos negros estelares se formam a partir da explosão de uma grande estrela e os da Via Láctea são, em média, menos densos do que o BH3 - têm cerca de 10 vezes a massa do Sol.

continua após publicidade

O BH3 está a 2 mil anos-luz da Terra, na Constelação da Águia, sendo "o segundo buraco negro mais próximo" da Terra, acrescenta o observatório.

Os dados colhidos pelo telescópio VLT revelam que a companheira da estrela que orbita o buraco negro é pobre em metais, o que sugere, de acordo com os autores do trabalho, que "a estrela que colapsou para formar o BH3 seria também pobre em metais, como previsto pela teoria".

A Missão Gaia, da ESA, foi lançada em 2013 e tem uma sonda no espaço para mapear a Via Láctea, galáxia onde se situa o Sistema Solar, do qual a Terra faz parte.

Fonte: Agência Brasil.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

Deixe seu comentário sobre: "Buraco negro estelar mais denso da Via Láctea é descoberto; confira"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!