Estudos internacionais feitos pela Tendências em Matemática e Ciência (Timss, em inglês) divulgados quarta-feira (4) pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) mostram dados alarmantes sobre a educação infantil, 51% das crianças do 4º ano do ensino fundamental não possuem ou não dominam habilidades básicas de matemáticas, como interpretar problemas simples, entender gráficos, somar ou diminuir números simples, sendo considerado alarmante por ser um nível muito inferior em relação a outros países.
Na escala do Timss, a media do Brasil, foi de 400 pontos apenas, entre alunos de 9 anos, a frente apenas de 3 outros países de 64 participantes do estudo. Em comparação aos outros países é como se estivéssemos 3 anos atrasados.
Em relação aos 8º anos com idades entre 12 e 13 anos, não muda muito os dados estatísticos revelados pelo Pisa, prova internacional que tem um maior foco em alunos de 15 anos: o Brasil esta muito atrás do que se espera do fundamental II
LEIA MAIS: Policial é afastado por 120 dias após matar piloto de aplicativo
Os dados apontaram que mais de 60% dos jovem brasileiros não chegaram nem a classificação mais baixa apresentada pela escala, isso é proporcional a não saber lidar com formas como círculos e quadrados em representações visuais, não sabem proporção, e são incapazes em interpretar gráficos simples.
Entre os 5% com notas mais baixas, o melhor rendimento foi de 243 pontos. São os que não souberam responder absolutamente nada.
com informações g1
Deixe seu comentário sobre: "Brasil tem desempenho critico na educação e desempenho escolar"