MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

BNDES: MP do governo não altera de processo de governança e diretrizes do Fundo Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta quarta-feira, 18, uma nota afirmando que a Medida Provisória anunciada ontem pelo governo federal não altera os processos de governança, diretrizes e aprovação de projetos pelo

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 18.09.2024, 13:20:00 Editado em 18.09.2024, 13:27:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta quarta-feira, 18, uma nota afirmando que a Medida Provisória anunciada ontem pelo governo federal não altera os processos de governança, diretrizes e aprovação de projetos pelo Fundo Amazônia.

continua após publicidade

"A MP procura agilizar a administração pública, especialmente os estados da Amazônia Legal, na compra emergencial de máquinas e equipamentos de combate a incêndios, inclusive duas aeronaves, flexibilizando temporariamente entraves burocráticos que dificultam o tempo de resposta do Estado brasileiro frente a urgência do tema", apontou o banco de fomento, em comunicado distribuído à imprensa.

Ontem, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria assinar ainda nesta semana uma medida provisória para que o BNDES faça uma análise mais rápida do Fundo Amazônia. "Faremos flexibilização da legislação, e vamos mandar uma medida provisória para o Congresso, buscando, assim como fizemos em outro momento, facilitar que o BNDES possa fazer análise mais rápida do Fundo Amazônia", disse o ministro na ocasião, reforçando que queriam "simplificar o rito em casos especiais."

continua após publicidade

No comunicado veiculado hoje, o BNDES lembra que há regras de governança no Fundo Amazônia que foram pactuadas com os países doadores e com um Comitê Orientador (Cofa), formado por representantes do governo federal, governos estaduais, setor empresarial e sociedade civil, que estabelece diretrizes e critérios para aplicação dos recursos.

"O BNDES reafirma o compromisso com a manutenção da governança e gestão democrática do Fundo Amazônia e com o uso responsável e transparente dos recursos do fundo", declarou o banco de fomento, no comunicado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "BNDES: MP do governo não altera de processo de governança e diretrizes do Fundo Amazônia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!