Bebê de 10 meses morre após parada e tem órgãos doados em SC
Antonella Valentina Garbini estava na creche quando foi encontrada inconsciente; ela chegou a ficar quadro dias internada em estado grave

A família da bebê Antonella Valentina Garbini, de 10 meses, que morreu após uma parada cardíaca, autorizou a doação dos órgãos da criança. Ela passou mal na sexta-feira (10), enquanto estava em uma creche no bairro Salete, em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, e faleceu na última terça-feira (14) após permanecer quatro dias internada em estado grave.
LEIA MAIS: ‘Acorda vagabunda’: jovem ataca namorada com faca após ela negar sexo
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 14h de sexta-feira, após a menina ser encontrada inconsciente sobre um colchonete dentro de uma sala de aula na Creche Mundo Novo. Os socorristas relataram que a criança estava pálida, com a pele quente, sem reação pupilar e sem sinais vitais. Profissionais da instituição já realizavam manobras de reanimação quando os bombeiros chegaram ao local.
Os procedimentos de reanimação continuaram por mais de 30 minutos, até que os batimentos cardíacos da bebê foram restabelecidos. Antonella foi inicialmente encaminhada ao hospital de São Miguel do Oeste e, posteriormente, transferida para uma unidade de saúde em Chapecó, onde permaneceu internada até o falecimento.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste informou, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que uma sindicância foi instaurada para apurar as circunstâncias do caso. Segundo o secretário Vamilson D’Espíndola, até o momento não foram encontrados indícios de negligência por parte dos profissionais da creche, que, segundo ele, agiram com rapidez e seguiram os protocolos de emergência.
O velório da menina ocorreu nesta quinta-feira (16), na Igreja Luterana do Distrito de Grapia-Paraíso, no município. Em nota, a administração municipal manifestou pesar e solidariedade aos familiares de Antonella.