Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Avenida onde morreu JP Mantovani é uma das campeãs de acidentes em SP

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Avenida das Nações Unidas, no Itaim Bibi, zona oeste da capital paulista, onde morreu na madrugada do domingo, 21, o apresentador João Paulo Mantovani, é considerada como uma das campeãs de acidentes na cidade de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a motocicleta de JP Mantovani colidiu com um caminhão de limpeza que estava no local.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Balanço divulgado pelo Infosiga mostra que a Avenida das Nações Unidas, paralela à Marginal Pinheiros, aparece na oitava posição entre as dez vias com mais registro de acidentes de trânsito na cidade de São Paulo. A Marginal Pinheiros lidera o ranking.

Na lista, que leva em consideração os sinistros registrados entre setembro de 2024 e agosto de 2025, também estão a Avenida 23 de Maio, na zona sul da cidade, em sétimo lugar, e a Marginal Tietê, na nona posição.

Ao todo, o município de São Paulo registrou 29.934 sinistros (fatais e não fatais) em 2024. Até o momento, em 2025, foram contabilizados 18.022 acidentes.

publicidade

Com relação aos óbitos registrados no trânsito de São Paulo, dados do Infosiga mostram que foram 1.033 mortes em 2024, contra 672 contabilizadas até o momento neste ano de 2025. Somente no mês passado foram 101 óbitos. As ocorrências com óbitos envolvem principalmente motocicletas.

Ações para reduzir acidentes

A Prefeitura de São Paulo disse, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que atua de forma contínua para reduzir a gravidade dos sinistros e as mortes no trânsito.

publicidade

"O principal destaque da política de segurança viária da cidade voltada aos motociclistas, é a Faixa Azul. Projeto pioneiro no Brasil, que reduziu em 47,2% as mortes nos trechos sinalizados, de 36 em 2023 para 19 em 2024", disse a gestão municipal.

Atualmente, são 232,7 quilômetros em 46 vias, beneficiando cerca de 500 mil motociclistas diariamente.

Outra medida, segundo a Prefeitura, é a ampliação das Frentes Seguras, que são bolsões de espera nos cruzamentos para motociclistas e ciclistas, utilizando uma linha de retenção recuada para o tráfego geral.

publicidade

Nas vias que concentram o maior volume de ocorrências, a CET disse ainda que intensificou a operação com monitoramento contínuo por agentes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ações de orientação e fiscalização foram intensificadas nos pontos críticos pelo Programa Via Mais Segura. "Na Marginal, destacam-se a: modernização dos painéis de mensagens variáveis; modernização de câmeras de monitoramento; proibição da circulação de motocicletas na pista expressa (sentido Interlagos/Castelo); ampliação do trecho da Faixa Azul na Avenida das Nações; e revitalização da sinalização horizontal e vertical", descreve a companhia.

Até esta terça-feira, 23, a CET realiza o Pit Stop Educativo para motociclistas na Praça Alberto Lion com a Avenida do Estado como uma das iniciativas oferecidas na Semana da Mobilidade.

publicidade

As ações incluem palestras educativas sobre os perigos da imprudência para motociclistas e o uso de simuladores de embriaguez para experiências práticas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline