Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
CRISE

Aumento alarmante de crianças em gangues no Haiti

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Aumento alarmante de crianças em gangues no Haiti
AutorA escalada da violência, a pobreza ,alimentam o recrutamento em massa de crianças. - Foto: foto por pixabay

O número de crianças recrutadas por grupos armados no Haiti aumentou 70% no espaço de um ano. Elas constituem quase metade dos integrantes dos gangues no país caribenho assolado pela violência, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Esse pico sem precedentes, registrado entre os segundos trimestres de 2023 e 2024, mostra um agravamento da crise de proteção da criança”, declarou o Unicef em comunicado.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Atualmente, quase metade dos membros dos grupos armados é formada de crianças”, acrescentou.

Desde o final de fevereiro que o Haiti, país pobre mergulhado em anos de crise, enfrenta um recrudescimento dos ataques de grupos armados, acusados de assassinatos, raptos e violência sexual em grande escala.

Esses grupos, que controlam cerca de 80% da capital, Porto Príncipe, atacam regularmente civis, apesar do envio, este ano, de uma missão multinacional de apoio à segurança, liderada pelo Quênia e apoiada pela ONU.

publicidade

LEIA MAIS: Morador de Apucarana tem rosto deformado durante roubo

Sob a liderança de Jimmy Chérisier, apelidado de “Barbecue”, antigo policial que se tornou chefe de um gangue, a maioria desses grupos armados formou este ano uma coligação com o objetivo de assegurar a saída do impopular primeiro-ministro Ariel Henry, que se demitiu em abril.

Após semanas de luta pelo controlo do governo, o sucessor, Garry Conille, acabou por ser demitido pelo Conselho Presidencial de Transição, que nomeou para o lugar Alix Didier Fils-Aimé.

publicidade

De acordo com o Unicef, a escalada da violência, a pobreza generalizada, a falta de acesso à educação e o quase colapso dos serviços essenciais alimentam o recrutamento em massa de crianças.

??Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

As crianças haitianas estão presas num círculo vicioso: são recrutadas por grupos armados que alimentam o seu desespero, e o número está constantemente a aumentar”, afirmou a diretora-geral da agência das Nações Unidas, Catherine Russell, citada no comunicado.

publicidade

“Esta tendência inaceitável deve ser invertida, disse, garantindo que a segurança e o bem-estar das crianças é prioridade para todas as partes".

Com informações Agencia Brasil

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline