MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ataques a ônibus em SP: veja locais com mais ocorrências

Corredores, garagens de ônibus e terminais de passageiros são os principais alvos de uma operação da Polícia Militar que começa nesta quinta-feira, 3, para coibir os atos de vandalismo e depredação contra o transporte coletivo. Segundo o órgão, o reforço

Gonçalo Junior (via Agência Estado)

·
Escrito por Gonçalo Junior (via Agência Estado)
Publicado em 03.07.2025, 17:10:00 Editado em 03.07.2025, 17:17:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Corredores, garagens de ônibus e terminais de passageiros são os principais alvos de uma operação da Polícia Militar que começa nesta quinta-feira, 3, para coibir os atos de vandalismo e depredação contra o transporte coletivo.

continua após publicidade

Segundo o órgão, o reforço do policiamento foi organizado a partir de um mapeamento das áreas mais atingidas pelos atos de violência. Conforme a polícia, 60% dos registros ocorreram na zona sul.

As ações criminosas, ainda segundo os investigadores, são coordenadas e acontecem a partir das 22 horas. Veja os locais com mais ocorrências:

continua após publicidade

Avenida Cupecê - 20 ataques

Rodovia Raposo Tavares - 17 ataques

Avenida Sapopemba - 8 ataques

continua após publicidade

Avenida Vereador João de Luca - 8 ataques

"Iniciamos a operação por meio de mapeamento e análise criminal dos locais de maiores incidências. Começamos a alocar os ativos operacionais para fazer a prevenção e, se for o caso, a repressão imediata", disse o coronel Carlos Henrique Lucena, coordenador operacional da PM, nesta quinta-feira, 3.

A operação terá apoio de militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e outras unidades especializadas da PM. A previsão é de a operação se estenda até 31 de julho.

continua após publicidade

A polícia também prepara ações veladas, com agentes infiltrados nos coletivos, para tentar prisões em flagrante.

Polícia descarta, por ora, ação do crime organizado

continua após publicidade

Foram 180 casos registrados até o momento, de acordo com a Polícia Civil. A SPTrans já fala em 245 episódios. A divergência entre os números se deve ao fato de porque nem todos os casos de vandalismo terem registro de boletim de ocorrência, de acordo com a polícia.

Os investigadores do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) apuram a motivação dos ataques. Por ora, a participação do crime organizado, como a facção Primeiro Comando da Capital (PCC), não é considerada.

"Descartamos, por ora, uma ação de facções criminosas. Isso em razão da ausência de um propósito. Trabalhamos com outras hipóteses que já foram ventiladas, como os desafios de internet", afirmou o delegado Ronaldo Sayeg, diretor do Deic.

A realização de desafios na internet surge, neste momento, como principal hipótese para os ataques depois que a polícia identificou a participação de adolescentes em alguns atos de vandalismo. "Nós identificamos a presença de pessoas de feição jovial em alguns ataques", afirmou Sayeg.

Em boletim de ocorrência da empresa de ônibus Piracicabana, registrado na segunda-feira, 30, os motoristas relataram à polícia que os autores dos ataques eram, na maioria, adolescentes. Eles arremessaram pedras para quebrar as janelas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ataques a ônibus em SP: veja locais com mais ocorrências"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!