Um asteroide tem chamado a atenção de agências espaciais por apresentar risco de colisão com a Terra nos próximos anos (ainda que com baixa probabilidade). Chamado de 2024 YR4, o objeto viaja a uma velocidade de 62 mil quilômetros por hora e possui entre 53 e 67 metros de diâmetro. Ele poderá se aproximar do planeta em 2032.
📰 LEIA MAIS: Jovem é esfaqueado em festa de aniversário de Rio Bom; caso é grave
Caso atinja a superfície terrestre, o impacto poderia provocar uma cratera de até 34 quilômetros e liberar uma energia equivalente a 500 bombas nucleares. No entanto, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), da NASA, a chance de colisão foi recentemente recalculada para menos de 1%.
Atualmente, o risco de o asteroide 2024 yr4 colidir com a Lua é considerado maior, estimado em 3,8%. Mesmo assim, especialistas continuam monitorando a trajetória do 2024 YR4, que pode ser alterada por forças gravitacionais ou outros fenômenos espaciais.
O registro geológico da Terra mostra que impactos de corpos celestes já ocorreram antes. A cada 10 anos, em média, objetos com cerca de 25 metros de diâmetro atingem o planeta. Colisões com asteroides do porte do 2024 YR4 são esperadas a cada 500 mil a 1 milhão de anos.
Com o impacto, o asteroide poderia provocar incêndios, tsunamis e mudanças temporárias no clima global. Para reduzir os riscos, a NASA e da Agência Espacial Europeia monitoram objetos espaciais perigosos. Também estão em andamento projetos de defesa planetária, como o DART, que comprovou ser possível alterar a rota de um asteroide com uma colisão controlada.
Com informações: Portal Massa News
Deixe seu comentário sobre: "Asteroide pode colidir com a Terra e provocar incêndios e tsunamis"