MAIS LIDAS
VER TODOS

Ministério da Saúde

Apucarana fica de fora de primeira lista de vacinação contra dengue

Mesmo sendo o município com o maior número de casos da doença no PR, cidade não foi incluída em relação definida e anunciada pelo Ministério da Saúde

Da Redação

·
Lista foi divulgada nesta quinta (25) pelo Ministério da Saúde
Icone Camera Foto por Reprodução/Agência Brasil
Lista foi divulgada nesta quinta (25) pelo Ministério da Saúde
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2024, 11:54:38 Editado em 25.01.2024, 16:24:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mesmo concentrando o maior número de casos de dengue entre as 22 regionais de saúde do Paraná, a 16ª Regional de Saúde, de Apucarana, não foi incluída na lista de municípios que receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue no Estado. A relação foi definida e divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25).

continua após publicidade

LEIA MAIS - Central de Atendimento da Dengue lota no primeiro dia em Apucarana

Apucarana é a cidade com mais casos confirmados da doença no Paraná, com 2.707 registros da doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (23) pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa). Já a 16ª RS soma 3.803 casos no total.

continua após publicidade

No entanto, conforme a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, somente a 17º RS de Londrina e a 9º RS de Foz do Iguaçu aparecem como locais que receberam as doses da vacina contra a dengue. Somando as duas regionais, 30 municípios serão contemplados com as doses no estado.

O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, afirmou nesta quinta-feira que está pleiteando junto ao Ministério da Saúde a inclusão de mais municípios do Paraná na primeira fase da vacinação, incluindo Apucarana.

Segundo o Ministério da Saúde, as regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana fica de fora de primeira lista de vacinação contra dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!