Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
MINISTÉRIO DA SAÚDE

Apucarana fica de fora de primeira lista de vacinação contra dengue

Mesmo sendo o município com o maior número de casos da doença no PR, cidade não foi incluída em relação definida e anunciada pelo Ministério da Saúde

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana fica de fora de primeira lista de vacinação contra dengue
AutorLista foi divulgada nesta quinta (25) pelo Ministério da Saúde - Foto: Reprodução/Agência Brasil

Mesmo concentrando o maior número de casos de dengue entre as 22 regionais de saúde do Paraná, a 16ª Regional de Saúde, de Apucarana, não foi incluída na lista de municípios que receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue no Estado. A relação foi definida e divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25).

LEIA MAIS - Central de Atendimento da Dengue lota no primeiro dia em Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Apucarana é a cidade com mais casos confirmados da doença no Paraná, com 2.707 registros da doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (23) pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa). Já a 16ª RS soma 3.803 casos no total.

No entanto, conforme a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, somente a 17º RS de Londrina e a 9º RS de Foz do Iguaçu aparecem como locais que receberam as doses da vacina contra a dengue. Somando as duas regionais, 30 municípios serão contemplados com as doses no estado.

O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, afirmou nesta quinta-feira que está pleiteando junto ao Ministério da Saúde a inclusão de mais municípios do Paraná na primeira fase da vacinação, incluindo Apucarana.

publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, as regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline