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Apucarana capacita profissionais da Atenção Primária à Saúde

O treinamento, nos dias 2, 9 e 17 de julho, deve alcançar cerca de 80 servidores, entre enfermeiros e demais profissionais da rede básica

Da Redação

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O objetivo é orientar sobre os novos Indicadores de Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS)
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O objetivo é orientar sobre os novos Indicadores de Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS)
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.07.2025, 18:44:40 Editado em 10.07.2025, 18:44:33
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A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), por meio da Superintendência Geral de Atenção Primária à Saúde e da Divisão de Educação Permanente, está promovendo uma capacitação voltada aos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Apucarana. O objetivo é orientar sobre os novos Indicadores de Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS).

“Os indicadores avaliam, por exemplo, o acesso da população aos serviços de saúde e o atendimento prestado a gestantes, crianças, hipertensos e diabéticos. Os novos critérios incluem também o cuidado com a população idosa, a saúde bucal e a prevenção do câncer”, explicou na tarde desta quarta-feira (09) o coordenador da Estratégia Saúde da Família da AMS, enfermeiro Renato Divino Farias, durante apresentação no auditório do Senac. “Com a nova regulamentação, o número de indicadores a serem cumpridos pelas UBS passou de sete para quinze” completou.

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O treinamento, nos dias 2, 9 e 17 de julho, deve alcançar cerca de 80 servidores, entre enfermeiros e demais profissionais da rede básica. A capacitação visa garantir a adaptação das equipes às exigências da nova metodologia de cofinanciamento federal do Piso da Atenção Primária, instituída pela portaria nº 3.493/2024 do Ministério da Saúde.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde, Francismara Arruda, destacou que o repasse de recursos do Ministério da Saúde ao município está diretamente ligado ao cumprimento desses indicadores. “Durante o treinamento, esclarecemos de onde vêm os recursos, como funciona o processo de avaliação e quais metas precisam ser atingidas. É fundamental prestar um bom serviço para garantir os repasses e manter o atendimento à nossa população”, afirmou.

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