O município de Passos Maia (SC), decretou situação de emergência, nesta quarta-feira (25), após a passagem de um tornado no município, na segunda-feira (23). Fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil e deixou seis pessoas desalojadas e estruturas destruídas. Veja vídeo abaixo.
📰 LEIA MAIS: Apucarana amanhece com geada e sensação térmica de 0 ºC; veja fotos
O documento aponta a necessidade de medidas urgentes para garantir o atendimento à população afetada e a reconstrução das áreas danificadas pelo temporal.
O fenômeno ocorreu no início da madrugada, durante o avanço de uma frente fria pelo estado e causou queda de árvores e postes, além de destelhamentos em casas e galpões.
Segundo levantamento da Defesa Civil Municipal, oito residências foram atingidas. Dessas, duas estão localizadas no Assentamento Bom Jesus e seis no Assentamento 13 de Junho. Duas famílias precisaram deixar suas casas devido aos danos, totalizando seis pessoas desalojadas, atualmente acolhidas por familiares.
Um dos locais mais afetados foi a Fazenda Zanetti, onde o fenômeno causou grande destruição. Galpões foram completamente destruídos, resultando na morte de animais e na perda de maquinários agrícolas. Casas também foram danificadas na propriedade.
A Defesa Civil estadual já havia emitido, na sexta-feira (20), um Aviso Meteorológico com validade até a manhã da segunda-feira, prevendo chuvas intensas, alagamentos e enxurradas, além de vendavais com risco de danos na rede elétrica, queda de galhos e destelhamentos em várias regiões catarinenses.
A análise técnica aponta que, até o município de Abelardo Luz, era possível observar uma linha de instabilidade com ventos organizados.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
No entanto, ao atingir Passos Maia, uma célula de tempestade se intensificou e passou a apresentar sinais de rotação atmosférica, característica comum na formação de tornados.
Com informações: NDmais
Deixe seu comentário sobre: "Após destruição de tornado, cidade de SC decreta emergência"