Anvisa aprova 1ª vacina de dose única contra a dengue
O imunizante é o primeiro no mundo a oferecer proteção com apenas uma dose e, deve ser incluído no Programa Nacional de Imunizações
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. O anúncio oficial está previsto para esta quarta-feira (26).
Batizado de Butantan-DV, o imunizante é o primeiro no mundo a oferecer proteção com apenas uma dose e, segundo o instituto, deve ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI) após as próximas etapas regulatórias.
A vacina será indicada para pessoas de 12 a 59 anos, e a previsão é de que comece a ser aplicada em 2026, após a conclusão do processo de registro.
O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfour, afirmou que os estudos apontam eficácia de cerca de 75% contra a dengue e mais de 90% na prevenção de quadros graves e hospitalizações.
Segundo ele, a decisão da Anvisa confirma que o imunizante demonstrou ser “extremamente seguro e eficaz” após mais de cinco anos de acompanhamento clínico.
Kfour destaca ainda que o avanço da dengue, impulsionado pelo aquecimento global, mudanças climáticas e ampliação das áreas de proliferação do mosquito, torna a chegada de novas vacinas uma medida essencial para a saúde pública global: “Mais da metade da população mundial vive em zona de risco para a doença. Por isso, a necessidade de vacinas passam a ser primordial para o controle de tantas doenças, especialmente nas populações de países tropicais.”
“Próximo passo, obviamente, seria a discussão na introdução no Programa Nacional de Imunizações, que é algo iminente”, afirma Renato.
Informações: Metrópoles
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline