Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
SAÚDE

Anvisa aprova 1ª vacina de dose única contra a dengue

O imunizante é o primeiro no mundo a oferecer proteção com apenas uma dose e, deve ser incluído no Programa Nacional de Imunizações

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Anvisa aprova 1ª vacina de dose única contra a dengue
Autor Vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan - Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. O anúncio oficial está previsto para esta quarta-feira (26).

Batizado de Butantan-DV, o imunizante é o primeiro no mundo a oferecer proteção com apenas uma dose e, segundo o instituto, deve ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI) após as próximas etapas regulatórias.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A vacina será indicada para pessoas de 12 a 59 anos, e a previsão é de que comece a ser aplicada em 2026, após a conclusão do processo de registro.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfour, afirmou que os estudos apontam eficácia de cerca de 75% contra a dengue e mais de 90% na prevenção de quadros graves e hospitalizações.

Segundo ele, a decisão da Anvisa confirma que o imunizante demonstrou ser “extremamente seguro e eficaz” após mais de cinco anos de acompanhamento clínico.

publicidade

Kfour destaca ainda que o avanço da dengue, impulsionado pelo aquecimento global, mudanças climáticas e ampliação das áreas de proliferação do mosquito, torna a chegada de novas vacinas uma medida essencial para a saúde pública global: “Mais da metade da população mundial vive em zona de risco para a doença. Por isso, a necessidade de vacinas passam a ser primordial para o controle de tantas doenças, especialmente nas populações de países tropicais.”

“Próximo passo, obviamente, seria a discussão na introdução no Programa Nacional de Imunizações, que é algo iminente”, afirma Renato.

Informações: Metrópoles

publicidade

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline