MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Alunos da USP vão participar do Enade a partir de 2025; entenda o que isso significa

A partir deste ano, a Universidade de São Paulo (USP) participará do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação do Brasil em relação aos conteúdos programáticos, às habil

Isabela Moya (via Agência Estado)

·
Escrito por Isabela Moya (via Agência Estado)
Publicado em 24.06.2025, 17:54:00 Editado em 24.06.2025, 18:23:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A partir deste ano, a Universidade de São Paulo (USP) participará do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação do Brasil em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas ao longo da formação.

continua após publicidade

A adesão da USP ao Enade foi aprovada pelo Conselho Universitário nesta terça-feira, 24. Na mesma reunião, foi aprovada a tabela de vagas dos cursos de graduação para o vestibular de 2026 (realizado no fim deste ano), com 11.147 vagas ao todo.

"A USP, no passado, promoveu discussões e optou por não participar do Enade. Por isso, gostaria que este fosse um processo muito discutido com a comunidade acadêmica e isso foi feito pela Pró-Reitoria de Graduação. Entendo que a USP, que é uma das universidades mais importantes do Brasil, deve ser um parâmetro de qualidade na graduação, assim como é na pós-graduação, por meio da avaliação da Capes", afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

continua após publicidade

A decisão de aderir ao exame nacional se baseia no "compromisso institucional com a qualidade da formação à responsabilidade pública de dar transparência à avaliação externa do aprendizado de nossos estudantes", segundo o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado.

A universidade seguirá os ciclos trienais do Enade e observará as áreas de avaliação definidas anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pela realização da prova, anunciou mudanças no fluxo de avaliações dos cursos por meio do Enade a partir do próximo ano. Uma delas é que, agora, todos os cursos serão avaliados a cada três anos (exceto Medicina e Licenciaturas, avaliados anualmente).

continua após publicidade

Em 2025, serão avaliados cursos da USP nas seguintes áreas:

licenciaturas em: Artes visuais

Ciências biológicas

continua após publicidade

Ciências sociais

Educação física

continua após publicidade

Filosofia

Física

Geografia

continua após publicidade

História

Letras

Matemática

continua após publicidade

Música

Pedagogia

continua após publicidade

Química

bacharelados em: Administração

Ciências Contábeis

continua após publicidade

Ciências Econômicas

Design

Direito

continua após publicidade

Jornalismo

Medicina

Psicologia

Publicidade e Propaganda

Relações Internacionais

A participação dos estudantes convocados para o Enade é obrigatória e fica registrada no histórico escolar caso o estudante tenha se formado no ciclo correspondente ao curso avaliado - caso contrário, consta a informação de que, no ano da conclusão, o curso não foi avaliado.

Os estudantes concluintes das licenciaturas e da medicina da USP poderão utilizar seus resultados individuais no exame em processos seletivos como a Prova Nacional Docente, para seleção de professores, e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que serve como porta de entrada para residências médicas de todo o País.

Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, "a presença da USP no Enade é valiosa, já que professores da universidade poderão contribuir diretamente com nossas comissões assessoras, colaborando no aprimoramento contínuo do exame".

O desempenho dos cursos no Enade influencia diretamente o Conceito Preliminar de Curso, um indicador utilizado pelo MEC para regulação e supervisão dos cursos de nível superior do Brasil.

Vagas para o vestibular 2026

O número total de vagas para ingresso na USP não foi alterado em relação ao que foi oferecido no ano passado, sendo que das 11.147 vagas, 5.572 são para ampla concorrência, 3.485 reservadas para alunos de escola pública e 2.090 para alunos pretos, pardos e indígenas (PPI) de escola pública.

Essas vagas são distribuídas nas três modalidades de ingresso: Fuvest, Enem USP e Provão Paulista.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Alunos da USP vão participar do Enade a partir de 2025; entenda o que isso significa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!