Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
TECNOLOGIA

Albânia se torna o 1º país do mundo a nomear ministra gerada por IA

A nomeação de Diella tem como objetivo acabar com a corrupção em contratações

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Albânia se torna o 1º país do mundo a nomear ministra gerada por IA
Autor A ministra foi a primeira gerada por IA no mundo. - Foto: Divulgação

O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, anunciou no dia 11 de setembro a nomeação de Diella, uma ministra gerada por inteligência artificial (IA). Diella significa “sol” em albanês.

LEIA MAIS: Mãe de adolescente da “turma” de Hytalo Santos desabafa em podcast

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo Rama, a iniciativa é inédita no mundo. A novidade foi apresentada durante uma reunião do seu partido. “Diella é o primeiro membro do governo que não está fisicamente presente, mas foi criado virtualmente por inteligência artificial”, disse o premiê.

Diella será responsável por decisões de contratação pública, a ideia é que os processos sejam livres de corrupção e que os financiamentos sejam transparentes. Diella também terá o dever de avaliar propostas e o direito de “contratar talentos de todo o mundo”, afirmou.

A ministra havia sido anunciada em janeiro como assistente virtual do governo. De acordo com dados oficiais, ela ajudou a emitir 36,6 mil documentos e prestou quase mil serviços desde o lançamento. Agora, em setembro ela recebeu uma “promoção”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A luta contra a corrupção é uma das exigências para a entrada da Albânia na União Europeia. O primeiro-ministro afirmou esperar que o país, com 2,8 milhões de habitantes, ingresse no bloco até 2030.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline