O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, anunciou no dia 11 de setembro a nomeação de Diella, uma ministra gerada por inteligência artificial (IA). Diella significa “sol” em albanês.
LEIA MAIS: Mãe de adolescente da “turma” de Hytalo Santos desabafa em podcast
Segundo Rama, a iniciativa é inédita no mundo. A novidade foi apresentada durante uma reunião do seu partido. “Diella é o primeiro membro do governo que não está fisicamente presente, mas foi criado virtualmente por inteligência artificial”, disse o premiê.
Diella será responsável por decisões de contratação pública, a ideia é que os processos sejam livres de corrupção e que os financiamentos sejam transparentes. Diella também terá o dever de avaliar propostas e o direito de “contratar talentos de todo o mundo”, afirmou.
A ministra havia sido anunciada em janeiro como assistente virtual do governo. De acordo com dados oficiais, ela ajudou a emitir 36,6 mil documentos e prestou quase mil serviços desde o lançamento. Agora, em setembro ela recebeu uma “promoção”.
A luta contra a corrupção é uma das exigências para a entrada da Albânia na União Europeia. O primeiro-ministro afirmou esperar que o país, com 2,8 milhões de habitantes, ingresse no bloco até 2030.
Deixe seu comentário sobre: "Albânia se torna o 1º país do mundo a nomear ministra gerada por IA"