Agricultor usa fantasia de urso para afastar macacos de plantação; veja vídeo
Após diversas tentativas de afastá-los com espantalhos, panelas e até vassouras, um agricultor decidiu adotar uma método diferente
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O distrito de Sambhal, no estado de Uttar Pradesh, na Índia, enfrenta um problema incomum que tem causado prejuízos a produtores rurais: a invasão frequente de macacos nas plantações. Os animais entram nas lavouras em busca de alimento e acabam consumindo parte da produção. (Vídeo abaixo)
Após tentativas sem sucesso de afastá-los com métodos tradicionais, como espantalhos, panelas e até vassouras, um agricultor decidiu adotar uma estratégia inusitada: vestir uma fantasia de urso para assustar os invasores. Identificado apenas como Dharambir, ele relatou à agência ANI que os macacos têm atacado culturas como batata e morango.
Segundo o produtor, a região convive com grandes grupos de animais. “Devem existir mais de 100 macacos por aqui, e esse tipo de invasão acontece todos os dias. Pelo menos outros dois agricultores também passaram a usar fantasias para espantá-los. Funciona no momento, mas precisamos de uma solução mais eficaz”, afirmou.
A tática tem apresentado resultados imediatos, afastando os animais temporariamente. No entanto, especialistas e moradores apontam que o problema tende a persistir, já que é comum, na Índia, a população alimentar animais nas ruas, o que contribui para mantê-los próximos de áreas urbanas e rurais.
#WATCH | Uttar Pradesh: Farmers in Firozpur village of Sambhal district dress up to look like a bear, in a bid to scare away monkeys and save their crops. pic.twitter.com/zn6Zlyj9bq
— ANI (@ANI) March 16, 2026
Além disso, os macacos são considerados sagrados na religião hindu, sendo associados à divindade Hanuman. Esse fator cultural reforça o respeito aos animais e dificulta medidas mais rigorosas de controle.
Em entrevista ao jornal The Times, um agricultor da região sul de Délhi relatou prejuízos causados pelos macacos, que já teriam danificado estruturas como encanamentos e reservatórios de água, além de destruir plantas.
Outro desafio enfrentado pelos produtores locais envolve o gado solto. Por razões religiosas, o abate de vacas é proibido em grande parte do país, o que leva muitos proprietários a abandonarem os animais quando deixam de ser produtivos. Como consequência, o gado passa a invadir propriedades agrícolas em busca de alimento.
“Há momentos em que são tantas vacas que não consigo lidar sozinho. Preciso da ajuda da minha esposa e dos meus filhos para afastá-las”, relatou o agricultor Munidev Tyagi, também de Uttar Pradesh.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline