MAIS LIDAS
VER TODOS

Consequências da droga

Abuso de drogas leva jovem a caso raro de ‘síndrome da cabeça caída’

O paciente, cujo nome não foi divulgado, apresenta a cabeça pendendo para baixo, sem poder sustentá-la, característica marcante da síndrome

Da Redação

·
A doença, geralmente associada a distúrbios neuromusculares, neste caso foi relacionada ao uso prolongado de drogas como anfetaminas, heroína e ópio.
Icone Camera Foto por Reprodução
A doença, geralmente associada a distúrbios neuromusculares, neste caso foi relacionada ao uso prolongado de drogas como anfetaminas, heroína e ópio.
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.05.2025, 22:41:21 Editado em 14.05.2025, 22:41:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Em um caso raro e surpreendente, um jovem de 23 anos foi diagnosticado com a “síndrome da cabeça caída”, uma condição debilitante, após anos de abuso de substâncias. O caso foi registrado no Hospital Universitário Al-Zahra, no Irã, e publicado na revista Clinical Case Reports em abril.

📰 LEIA MAIS: Ciclista é flagrado a mais de 100km/h em rodovia do PR; veja o vídeo

continua após publicidade

O paciente, cujo nome não foi divulgado, apresentava uma cabeça pendendo para baixo, sem poder sustentá-la, característica marcante da síndrome. A doença, geralmente associada a distúrbios neuromusculares, neste caso foi relacionada ao uso prolongado de drogas como anfetaminas, heroína e ópio.

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

O jovem convivia com a síndrome há pelo menos 15 meses, tentando lidar com os sintomas por meio de remédios naturais, sem sucesso. Quando finalmente procurou ajuda médica, também se queixava de dormência e formigamento nos braços, sinais de parestesia.

continua após publicidade

Uma tomografia revelou uma grave deformação na coluna cervical. Segundo os especialistas, o problema não foi causado diretamente pelas substâncias químicas, mas pelos efeitos indiretos do uso de drogas. “Quando o paciente usa a droga, ele permanece em uma determinada posição por muito tempo. Com o passar dos meses, isso resulta em alterações estruturais que levam à cifose cervical”, explicou o médico Majid Rezvani, coautor do estudo.

Como parte do tratamento, o jovem foi submetido a uma cirurgia corretiva. Os médicos removeram o osso deformado e implantaram uma estrutura chamada “gaiola de travamento” para sustentar a cabeça. A operação foi bem-sucedida e não houve comprometimento neurológico.

Após a cirurgia, o paciente conseguiu andar com o auxílio de um colar cervical rígido, durante três meses. Ele também iniciou um programa de reabilitação para tratar a dependência química.

continua após publicidade

Fonte: Metrópoles via CGN

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Abuso de drogas leva jovem a caso raro de ‘síndrome da cabeça caída’"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!