Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Abstenção no Concurso Nacional Unificado 2025 cai para 42,8%, diz ministra Esther Dweck

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, disse, neste domingo, 5, que a abstenção neste primeiro dia da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) diminuiu em comparação à edição anterior. Em 2024, o número foi de 54% - neste ano, o índice foi para 42,8%.

Neste CNU, 436,5 mil candidatos estiveram presentes, e outros 324.971 inscritos se ausentaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo Dweck, a alteração é reflexo da vontade dos brasileiros de participar do serviço público. "As pessoas veem uma oportunidade real para ingressar no serviço público e ajudar a melhorar a vida da população", afirmou.

Segundo dados da pasta, a menor abstenção foi registrada no Distrito Federal (30,8%), enquanto a maior foi no Amazonas (51,2%).

A avaliação do ministério da Gestão e Inovação é que o primeiro dia de provas foi "muito tranquilo" e com poucas intercorrências. "O que nos chegou é que as intercorrências foram muito pontuais, nada que chame a atenção e tenha comprometido a aplicação da prova em qualquer local", disse Dweck.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal episódio ocorreu no Amazonas, em que uma escola com 436 candidatos realizou a prova sem energia elétrica, adiando o início do exame no local. Após o volta da energia, o exame foi realizado normalmente.

A expectativa é que o resultado da prova realizada hoje seja divulgada no dia 12 de novembro. A próxima fase do concurso, com prova discursiva, será feita no dia 7 de dezembro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline