Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

90,9% dos paranaenses estão endividados

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

90,9% dos paranaenses estão endividados
Autor Foto por Reprodução - (Divulgação)

O endividamento das famílias paranaenses ficou em 90,9% em novembro conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O percentual de famílias com algum tipo de dívida segue neste patamar desde junho, com poucas variações. A parcela de endividados com contas em atraso foi de 29,4% no mês passado e os que não terão condições de pagar seus débitos correspondiam a 10,8%.

No cenário nacional, houve elevação no endividamento médio dos brasileiros, que passou de 64,7% em outubro para 65,1% em novembro.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na segmentação por renda, verifica-se redução do endividamento entre as famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos, que caiu de 96,4% em outubro para 95,2%. Entre as famílias de menor renda, o endividamento teve ligeiro aumento, passando de 89,5% para 90%.

Tipo de dívida

O cartão de crédito, tradicionalmente o principal motivo de endividamento, correspondeu a 76,2% das dívidas dos paranaenses em novembro. O financiamento imobiliário abrangeu 7,5% das contas a pagar, enquanto o financiamento de veículo concentrou 6% dos débitos.

publicidade

Renda comprometida

O comprometimento médio da renda com dívidas ficou em 32,6%. A maioria dos paranaenses, 67,6%, compromete de 11% a 50% de seus rendimentos com dívidas.

O tempo médio de comprometimento do paranaense com dívidas ficou em 6,2 meses em novembro, sendo que a maior parte das dívidas, 48,9%, foi contraída por até três meses. As dívidas por mais de um ano corresponderam a 37,6%.

publicidade

Inadimplência e tempo de endividamento

A inadimplência, que é o atraso no pagamento acima de 90 dias, atingiu metade dos endividados com contas em atraso, e é um pouco maior entre as famílias com renda até dez salários mínimos, com 50,4%, ante 48,5% entre as famílias com renda acima deste patamar.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline