Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Secretaria de Saúde do Paraná promove o 1º Simpósio de Saúde da Pessoa com Deficiência

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Secretaria de Saúde do Paraná promove o 1º Simpósio de Saúde da Pessoa com Deficiência
AutorFoto: Reprodução

O 1º Simpósio Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência será no dia 3 de dezembro, no auditório da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e é aberto à participação de todos os profissionais que atuam na área.

A organização é da Divisão de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e do Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente (Craid), ambos da Sesa, com o objetivo de contribuir no aprimoramento profissional, fortalecer e qualificar a linha de cuidados às pessoas com deficiência.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data estabelecida desde 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar o debate sobre o tema.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada sete pessoas no mundo vive com alguma deficiência, totalizando cerca de 1 bilhão de pessoas. No Brasil, segundo Censo do IBGE 2010, 23,91% da população possui uma ou mais deficiências.

No Paraná, a estimativa é de 2.280.549 pessoas com uma ou mais deficiências.

publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde mantém a Linha de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, com ações de cuidados à pessoa com deficiência física, auditiva, intelectual, visual, ostomias ou múltiplas deficiências, sendo temporárias ou permanentes, progressivas ou estáveis, intermitentes ou contínuas.

“Estas ações visam a prevenção e identificação precoce de deficiências em todas as faixas de idade, do pré-natal à vida adulta, além do tratamento e reabilitação. Mantemos apoio técnico e financeiro aos 323 serviços que atendem às pessoas com deficiência, como as Apaes, que desenvolvem um trabalho reconhecido e que têm todo nosso respeito”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Cuidado – Outros pontos de atenção especializada estão distribuídos por todo o Estado, nas 22 Regionais de Saúde. Atualmente, o Paraná conta com 25 serviços de modalidade única em reabilitação física e 19 na modalidade de reabilitação auditiva. Em Foz do Iguaçu, a Sesa mantém, em parceria com o município, o Centro Especializado de Reabilitação.

publicidade

O Paraná conta ainda com o Programa de Atenção ao Autismo, que estende a atenção para as pessoas com autismo, familiares e cuidadores. O programa também realiza o cadastro do Transtorno do Espectro do Autismo. O objetivo de identificar e conhecer a realidade das pessoas com TAE e direcionar ações de cuidado.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline