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Estudantes viram deputados e vivem um dia de parlamento

Os 34 alunos da rede pública estadual de ensino que participam da Caravana da Cidadania tiveram uma experiência nova na manhã desta terça-feira (19). No Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, os estudantes selecionados na 5ª edição do projeto Geraç

Da Redação

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Estudantes viram deputados e vivem um dia de parlamento
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Escrito por Da Redação
Publicado em 19.11.2019, 15:46:00 Editado em 19.11.2019, 15:48:55
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Os 34 alunos da rede pública estadual de ensino que participam da Caravana da Cidadania tiveram uma experiência nova na manhã desta terça-feira (19). No Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, os estudantes selecionados na 5ª edição do projeto Geração Atitude apresentaram seus projetos de lei em uma sessão plenária que simulou um dia de vivência dos deputados estaduais.  

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Do alto das tribunas, apresentaram e defenderam suas ideias. Lá embaixo, os companheiros votavam na aprovação ou rejeição do projeto, como ocorre em cada sessão do Legislativo. Além de defender suas opiniões no parlamento, nesta fase do programa os jovens estudantes têm a oportunidade de vir à Curitiba, conhecer a sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, além de pontos turísticos da capital.

No total, foram cadastradas 262 propostas desenvolvidas pelos estudantes da rede pública estadual para a 5ª edição do Geração Atitude. Destas, 32 foram selecionadas. A maioria delas é voltada para as áreas da educação, saúde, meio ambiente, segurança e acessibilidade. Todas foram analisadas por uma banca composta por integrantes do Legislativo paranaense que avaliou a qualidade dos trabalhos apresentados, conforme os critérios de constitucionalidade e legalidade; obediência às normas da língua portuguesa; criatividade e originalidade. O projeto vencedor será conhecido na tarde desta terça-feira. No futuro, pode virar Lei.

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O diretor Legislativo da Assembleia, Dylliard Alessi, fez a abertura do evento e explicou aos alunos como funciona a tramitação de um projeto de Lei e de que modo são realizadas as votações. Para ele, o programa mais uma vez cumpre seu papel. “O que a Assembleia pretende com o Geração Atitude é uma aproximação dos jovens da participação política. Após uma seleção rigorosa, os alunos defenderam suas ideias. Depois estes projetos serão apresentados para os deputados estaduais e podem virar uma Lei”, explicou. Para ele, a participação no programa pode mudar a realidade destes alunos. “Temos de nos unir em prol da juventude. Quando conhecem como funcionam os órgãos públicos, eles aprendem a cobrar mais, fazendo melhores escolhas”, completou.

A diretora de Comunicação da Assembleia, Kátia Chagas, coordenadora do projeto Geração Atitude no Legislativo, deu as boas-vindas aos estudantes e falou da cobertura que estava sendo realizada no plenário, “idêntica à de uma sessão plenária com os deputados com a transmissão ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais. Daqui a pouco vocês vão poder pegar as fotos no flickr e ver a matéria no portal da Assembleia”.

Experiências – Uma das participantes do Geração Atitude em 2019 é a estudante Erica de Oliveira Machado, que cursa o 2° ano do Ensino Médio em Mamborê. No ano passado, ela também participou do programa. Para Erica, representar novamente sua cidade é motivo de orgulho. “É incrível trazer minha cidade para Curitiba. Mamborê me incentivou a estar aqui, com um projeto que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento do Estado”, disse.

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Para o estudante Gabriel Ortega, do 2° ano do Ensino Médio de Cruzeiro do Sul, a experiência de participar da Caravana da Cidadania é importante para o desenvolvimento da noção de cidadania nos jovens. “Hoje em dia, falamos muito de política, mas não temos ideia de como ela é na realidade. Estar hoje na Assembleia ajuda muito neste sentido”.

Maria Alexandra, de 16 anos, de Ribeirão do Pinhal, concorda. “É muito boa a oportunidade de apresentar um projeto que elaborei com muito esforço. Apresentei um projeto sobre acessibilidade. Acredito que temos de dar a mesma oportunidade para todos. O Geração Atitude pode transformar a sociedade, pois, por meio dele, posso expor ideias que ajudam a mudar a vida das pessoas”, disse.

Ao lado dos alunos de cada uma das regionais de ensino, também participam da Caravana da Cidadania os professores responsáveis pela orientação dos estudantes classificados. É o caso de Maurício Kusdra, professor de filosofia e vereador do município de Castro. Para ele, o projeto oportuniza uma nova experiência aos alunos. “Para os estudantes, este é um momento mágico. A atividade prática dentro da Assembleia oferece a possibilidade deles conhecerem o outro lado da política, ocupando de fato o espaço público”.

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O professor Marçal Lombardi ministra aulas de Educação Física no Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá, e se diz eufórico com as possibilidades que a Caravana da Cidadania representa para seus alunos. “É a primeira vez que participamos, mas com certeza vamos estar presente nos próximos anos. Posso ver nos olhos dos nossos jovens este encontro com a cidadania”, encerrou. 

Além da experiência que simula uma sessão da Assembleia, uma agenda cheia esta semana é reservada aos estudantes. Após conhecer a Assembleia Legislativa, nesta terça-feira e também conhecerem o projeto vencedor do Geração Atitude 2019, na quarta-feira (20), estão previstas visitas às sedes do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ao Palácio Iguaçu e ao Museu Oscar Niemayer (MON). Já na quinta-feira (21), os participantes da Caravana da Cidadania irão visitar o Ministério Público estadual e também farão um passeio no ônibus da Linha Turismo, que passa pelos principais pontos turísticos de Curitiba.

O projeto – O “Geração Atitude” foi formalizado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude vinculada ao Governo do Paraná.

O programa estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.

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