Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Assembleia aprova projeto que amplia a participação de PMs no Programa Escola Segura

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Assembleia aprova projeto que amplia a participação de PMs no Programa Escola Segura
Autor Foto: Reprodução

A proposta que visa aumentar o efetivo de policiais militares no Programa Escola Segura e na Operação Verão foi aprovada em primeiro turno de votação na sessão plenária desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Paraná. Assinado pelo Poder Executivo, o texto faz alterações na Lei estadual 19.130/2017, que institui a Diária Especial por Atividade Extrajornada Voluntária, a Gratificação Intra Muros, e tem como objetivo ampliar o número de policiais interessados em integrar o Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV).  

De acordo com o Governo do Estado, entre as mudanças está a que vai possibilitar que militares estaduais que tenham sido transferidos para a reserva a qualquer tempo possam se candidatar, por exemplo. A matéria também prevê que policiais militares da reforma possam se voluntariar a participar das ações, sendo que, segundo a atual legislação, apenas os integrantes da reserva remunerada podem retornar à ativa. “É uma atualização da legislação feita pelo Executivo para potencializar um dos principais programas do Governo do Estado, que é o Escola Segura, e também a Operação Verão”, ressaltou o vice-líder do Governo na Casa, deputado Tiago Amaral (PSB).

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O programa - O Escola Segura é um programa do Governo do Paraná executado em conjunto pela Polícia Militar e as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e da Segurança Pública. O trabalho complementa as atividades preventivas já desempenhadas pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. A Polícia Militar reforça as ações preventivas e desenvolve atividades que envolvem estudantes, pais e responsáveis. O programa também inclui os professores e a coordenação pedagógica das unidades de ensino para inibir crimes e delitos, além de incentivar a participação da comunidade escolar em ações para coibir o tráfico e uso de drogas, violência, bullying e danos ao patrimônio público.

O programa é executado por policiais que estavam na reserva e se inscreveram em um edital, passaram por uma seleção para confirmar se atendiam os critérios do programa, além de testes físicos e psicológicos. Eles também participaram de um curso de aperfeiçoamento de 20 horas. Já a Operação Verão, que deve iniciar em dezembro, é tradicionalmente realizada no litoral paranaense e prevê ações voltadas aos veranistas e comunidade local.

Ganhando o Mundo – Assinado pelo Poder Executivo, o projeto de lei 726/2019, que institui no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte — SEED o Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo, passou em terceira votação. O programa vai ofertar aos estudantes secundaristas dos colégios estaduais formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao ensino médio no Brasil.

publicidade

De acordo com o projeto, poderão participar do Ganhando o Mundo estudantes que estiverem cursando a 2ª série do Ensino Médio na rede pública e que tiverem no mínimo 15 anos no momento do embarque e no máximo 17 anos e seis meses até o retorno ao Brasil. Os estudantes interessados em fazer o intercâmbio deverão, obrigatoriamente, concluir e ser aprovado em curso preparatório de língua estrangeira, que será ofertado gratuitamente pela Secretaria da Educação.

Além do curso preparatório, os estudantes selecionados para o intercâmbio receberão uma ajuda de custo de seis parcelas. Durante o período em que estiver no exterior, ficarão hospedados em casas de famílias ou residências estudantis cadastradas no programa. O número de vagas, critérios de seleção e classificação serão divulgados por meio de edital publicado pela Secretaria da Educação e do Esporte.

Mobilidade urbana – Passou em segundo turno de votação o projeto de lei 771/2019, do Poder Executivo, autorizando o próprio Governo do Estado a efetuar a cessão de parte de um imóvel à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Paula Freitas. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, o texto segue para sanção, ou veto, do Executivo. O projeto de lei 295/2019, de autoria dos deputados Paulo Litro (PSDB) e Goura (PDT), alterando a Lei nº 18.780/2016, que institui a política de mobilidade sustentável e incentivo ao uso de bicicleta, foi retirado de pauta por uma sessão ordinária após pedido dos autores da proposta. Já o projeto de lei 770/2019, de autoria do Poder Executivo, autorizando o Estado a contratar operação de crédito com instituições financeiras públicas e privadas, com a garantia da União, foi retirado da pauta de votações pois receberá alterações por parte do Governo do Estado.

publicidade

Terra Sem Males – Foi aprovado em primeira votação o projeto de lei 243/2019, do deputado Rodrigo Estacho (PV), que inclui o Caminho da Terra Sem Males, situado no município de Turvo, no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná. A rota incorpora alguns dos principais pontos turísticos da região, como o Sítio Arqueológico de Marrecas; a visita à aldeia indígena Koe Ju Porã; as Trilhas da Taquara e da Floresta, e a Cachoeira do Salto São Francisco. Foi igualmente aprovado em primeira votação o projeto de lei 512/2018, do deputado Tercilio Turini (PPS), que denomina de Frei Maximiliano Guido Antônio Bontorin o viaduto localizado na BR-369.  Ainda passaram em primeiro turno os projetos de lei do Poder Executivo que autorizam a doação de imóveis aos municípios de Ribeirão do Pinhal (PL 737/2019), São José das Palmeiras (738/2019) e São Pedro do Paraná (772/2019).

Redação final – Ainda na sessão plenária desta quarta-feira (6), os parlamentares aprovaram em redação final as propostas que concedem o título de utilidade pública à Associação Comercial e Empresarial de Manoel Ribas (PL 523/2019) e à Associação Esportiva Iratiense, de Irati (PL 640/2019), e o projeto de lei 607/2019, deputado Tercílio Turini (PPS), que insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado o Santuário Nossa Senhora Aparecida e no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná a Festa da Padroeira, realizada anualmente no dia 12 de outubro no santuário localizado no município de Londrina.

Tribunas – Pronunciaram-se durante a sessão plenária desta quarta-feira os deputados Michele Caputo (PSDB); Subtenente Everton (PSL); Luciana Rafagnin (PT); Hussein Bakri (PSD); Professor Lemos (PT); Anibelli Neto (MDB); Arilson Chiorato (PT); e Maria Victoria (PP). Nas tribunas foram debatidos temas como a proposta do Governo Federal de extinguir os municípios com menos de cinco mil habitantes; a decisão do Governo do Estado de não fechar escolas estaduais; o Programa Voe Paraná; e as ações da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline