Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Estado e Ministério da Economia atuam contra trabalho infantil

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Estado e Ministério da Economia atuam contra trabalho infantil
AutorFoto: Reprodução

O Governo do Paraná e o Governo Federal uniram forças e deflagraram na noite desta sexta-feira (05) mais uma ação de combate ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador.

A operação envolveu a Força-Tarefa Infância Segura, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho; a Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, Polícia Militar e Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), com apoio de órgãos municipais, BPTran, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Foram visitados estabelecimentos nos bairros Água Verde, Centro, São Francisco e Alto da XV selecionados pelo Governo Federal em função de denúncias de exploração de mão-de-obra infantil. Houve apreensão de drogas ilícitas, autuação de estabelecimentos e encaminhamento de adolescentes por estarem em locais de risco.

As equipes também realizaram abordagens em bares e casas noturnas a fim de combater, conscientizar e sensibilizar a população sobre violência e trabalho infantil.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho Ney Leprevost, acompanhou a ação. “Essa nova fase da Força-Tarefa Infância Segura reforçou a prevenção e repressão de crimes contra a criança que tratamos como prioridade nesta gestão”, disse ele.

publicidade

Segundo o coordenador da Força-Tarefa Infância Segura e diretor do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Hayashi, a cooperação integrada entre as esferas estadual e federal é fundamental.

“Essa operação faz parte do nosso pacto. Foi uma demanda da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, e os auditores do Trabalho aqui do Paraná pediram apoio da Força-Tarefa para fiscalizar possíveis focos de trabalho infantil em estabelecimentos comerciais”, explicou. Durante a operação, ele enfatizou, também, a divulgação do Canal de Denúncias 181.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL - O auditor fiscal da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, Rui Tavares, também acompanhou a atividade.  “A ação pertence ao Operativo de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério da Economia, e executado no Paraná pela Superintendência Regional do Trabalho”, explicou.

publicidade

 Segundo ele, um dos objetivos é fiscalizar se há adolescentes e crianças trabalhando na venda de bebidas alcoólicas, que é uma atividade proibida para menores de 18 anos. A ação está sendo realizada em todo o país, já como uma forma de mobilização para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).

RESULTADOS - A operação teve início às 19 horas de sexta-feira (5) e se encerrou às 3 horas de sábado (6). Foram fiscalizados oito pontos e feitas 11 autuações administrativas. Foram apreendidas drogas, 45 pessoas abordadas, duas detidas. Também houve abordagem de veículos, com um auto de infração de trânsito.

INFÂNCIA SEGURA - A Força-Tarefa Infância Segura, proposta pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho tem a parceria da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Poder Judiciário e Ministério Público. Lançada em fevereiro, a força-tarefa realiza ações integradas e ostensivas de proteção às crianças e adolescentes, acompanhada de fiscalização e campanha de conscientização.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline