Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Porto de Paranaguá supera 52 milhões de toneladas movimentadas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Porto de Paranaguá supera 52 milhões de toneladas movimentadas
Autor Foto: Reprodução

O Porto de Paranaguá acaba de bater mais um recorde histórico na movimentação de cargas. O terminal alcançou a marca de 52.259.856 de toneladas movimentadas, tanto em exportação, quanto importação. O número de atracações de navios chegou a 2.292 no período de 01 de janeiro e 28 de dezembro.

Entre esta sexta-feira (28) e a próxima segunda-feira (31), a expectativa é que o terminal atinja a marca de 52.650 milhões de toneladas movimentadas nos 365 dias do ano de 2018. O valor é quase 15% superior ao recorde registrado em 2013, que foi de 46,1 milhões de toneladas e supera em mais de um milhão de toneladas o valor movimentado em 2017.De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o crescimento do terminal foi possível devido à safra de grãos – já que Paranaguá é um dos principais pontos de escoamento desse tipo de produto no país - e aos investimentos públicos e privados realizados para aumentar a eficiência do porto paranaense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Este desempenho foi possível devido a melhoria das condições operacionais do porto. A eficiência, com ganho de produtividade, é resultado de investimentos públicos na ordem de R$ 964 milhões e outros R$ 3 bilhões em aportes da iniciativa privada”, explica o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Lourenço Fregonese.

EMBARQUES
Ao todo, foram 33,4 milhões de toneladas de produtos exportados e 19 milhões de toneladas importadas, entre grãos que foram para outros países e fertilizantes que chegaram para atender as lavouras brasileiras.A soja, mais uma vez, foi o carro chefe entre os produtos exportados por Paranaguá, com 15 milhões de toneladas e representando 29% do total exportado. Na sequência aparece o farelo de soja, com 5,4 milhões de toneladas, o açúcar com 3,3 milhões de toneladas, os congelados totalizaram 1,8 milhões de toneladas e a celulose que representou 1,2 milhões de toneladas nas exportações.

DESEMBARQUES
As importações, que totalizaram 19 milhões de toneladas, foram alavancadas pelo fertilizante - produto de maior volume que chega ao Porto de Paranaguá, com 10 milhões de toneladas movimentadas. Na sequência aparecem os combustíveis e óleos minerais, com 3,7 milhões de toneladas, o álcool etílico, com 870 mil toneladas e o malte e a cevada, com 367 mil toneladas. Neste ano, o agronegócio representou 70% de toda a movimentação do porto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline