Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Médicos cubanos devem deixar o Paraná a partir de 25 de novembro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Médicos cubanos devem deixar o Paraná a partir de 25 de novembro
Autor 'Mais Médicos' quando chegaram ao Brasil em 2013 — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução - Foto: Reprodução

Os médicos cubanos que trabalham no Paraná devem deixar o estado a partir de 25 de novembro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o primeiro grupo é composto por 44 médicos que atuam em 44 cidades diferentes. A secretaria recebeu a lista ontem ( sexta-feira 16).

O número de médicos cubanos que vão deixar o estado representa 9,6% dos 458 profissionais que trabalham em solo paranaense atualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ponta Grossa, nos Campos Gerais do estado, é a cidade paranaense que mais deve sofrer com as mudanças no programa social. Dos 80 médicos contratados pela prefeitura para atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBS), 75% são cubanos.

“É extremamente preocupante. Muito difícil conseguirmos a contratação de mais profissionais para esta área básica de atendimento de saúde à população. Estamos fazendo ações emergenciais para tentar minimizar os problemas”, diz o prefeito, Marcelo Rangel.

De acordo com a Sesa, por enquanto, nenhuma medida será tomada pelo governo do estado, que está focando suas ações na questão logística de saída destes profissionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado governo cubano

O governo cubano enviou um comunicado aos médicos sobre o fim da participação do programa no Brasil. No documento, os profissionais são informados que a volta deles para Cuba ocorrerá de 25 de novembro até o fim de dezembro.

O documento orientando sobre o fim da participação no Mais Médicos, enviado por e-mail e assinado pela Coordenação Nacional da Brigada Médica Cubana no Brasil, esclarece que o profissional trabalhará no Brasil até receber a passagem de volta para Cuba e, por isso, os atendimentos de pacientes e horário de trabalho não serão comprometidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Sabemos do seu trabalho altruísta e comprometido com a atenção ao povo brasileiro, todos os quais, neste momento, estão sendo reconhecidos pelos seus parentes, seu trabalho e perante o nosso povo”, diz uma parte do comunicado.

No mesmo documento, a Brigada Médica Cubana no Brasil ainda orienta sobre o envio dos pertences de cada profissional para o país natal e lista as empresas brasileiras autorizadas a entregar as bagagens em Cuba.

O governo cubano também vai adiantar o depósito de pagamento dos alugueis de dezembro e janeiro para esses médicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Brigada Médica Cubana ainda detalha que, exclusivamente, os funcionários casados ou com os contratos renovados, se decidirem não retornar a Cuba, o governo considerará a missão no Brasil encerrada e o contrato oficial de cooperação será encerrado. Somente estes profissionais não serão obrigados a viajar. O governo vai informar o que esses médicos farão com os passaportes oficiais para que não continuem com o documento ilegal.

 Luciane Cordeiro e Sabrina Coelho, G1 PR

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline