Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina sexta-feira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina sexta-feira
Autor Foto: Reprodução

Esta é a última semana da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa. O prazo encerra sexta-feira (15). Nesta primeira etapa, é obrigatória a vacinação e comprovação da vacina de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses.

A estimativa é de que 4,2 milhões de cabeças nessa faixa de idade devam ser vacinadas. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), cerca de 90% do rebanho já está vacinado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os produtores que não regularizarem a situação no prazo estabelecido recebem um auto de infração, que pode ser revertido em multa. “Para conseguirmos atingir nossa meta, é preciso manter os índices de vacinação suficientes, acima de 97%. Os produtores devem fazer a comprovação da vacinação nas unidades locais até sexta-feira”, diz o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias.

O calendário foi alterado no final de maio em função da greve dos caminhoneiros, que comprometeu a distribuição e venda de vacinas. Com isso, a Adapar alterou a data final da campanha de 31 de maio para 15 de junho, com base em uma recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A dose é de 5 ml para todos os animais. Ao comprar a vacina nas casas agropecuárias, o produtor precisa obter a Nota Fiscal de compra e o Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral. O comprovante deve ser entregue nas Unidades Locais da Adapar no prazo determinado. A comprovação também pode ser feita pela internet, na página www.adapar.pr.gov.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DOENÇA - A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda causada por vírus, uma das mais contagiosas a atingir bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Causa febre, seguida do aparecimento de vesículas, principalmente na boca e nos cascos, dificultando a movimentação e alimentação dos animais, gerando elevada e rápida perda de peso e queda na produção de leite.

STATUS - Atualmente, o Paraná é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como Área Livre de Febre Aftosa, com Vacinação. Mas o objetivo do poder público é compor um bloco com outros estados para obter o reconhecimento de Área Livre de Febre Aftosa, sem Vacinação, já que a prática é considerada ultrapassada em outros países.

Assim, o Paraná espera atrair mais investimentos e conquistar mais espaço no mercado de carnes internacional. A ideia é substituir a vacina por formas de fiscalização permanente. A previsão da Adapar é que a última campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorra em novembro deste ano. O último registro do vírus no Estado é de 2005, sanado em 2006.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline