Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

UEPG recebe primeiros royalties gerados pela inovação

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

UEPG recebe primeiros royalties gerados pela inovação
Autor Foto por Reprodução - UEPG recebe primeiros royalties gerados pela inovação - Foto: Divulgação/UEPG

Com a patente licenciada “Aparelho vibratório para aplicação de adesivo em substrato dental”, os professores doutores Alessandro Dourado Loguércio e Alessandra Reis, do Departamento de Odontologia geram royalties para a UEPG. A patente PI 0701883-5 A2 foi depositada, em 2007, em parceria com engenheiro Rafael Tiago Patzlaff, diretor administrativo da empresa Odeme Dental Research. A UEPG é co-titular da patente licenciada junto com Patzlaff, da Odeme, fundada em 2005, para buscar soluções inovadoras em acessórios, dispositivos e equipamentos para pesquisa médica e odontológica.

O diretor da Agência de Inovação e Propriedade (Agipi) da UEPG, Ricardo Ayub, diz que o invento se refere ao sistema eletromecânico para aplicação de sistemas adesivos nos substratos dentais. Ayub explica que os sistemas adesivos unem os substratos dentais e os materiais restauradores. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O diretor da Agipi relata que, com base na Lei de Inovação e na Resolução Universitária (nº 36, de 10 de dezembro de 2008, a titularidade da UEPG corresponde a 5% dos ganhos econômicos provenientes do licenciamento da patente. Segundo o professor, os valores obtidos por royalties serão assim destinados: 33% aos autores/criadores como incentivo; 34% à administração da UEPG; e 33% aos departamentos e unidades aos quais estão vinculados os autores/criadores.

Patentes e Empenho
Ao destacar o empenho da Agipi e dos pesquisadores da instituição, Ricardo Ayub registra que outras patentes já estão em acordo de cooperação com a Empresa Águia Sistemas de Armazenamento S/A – e que se encontram em fase de colocação no mercado. Trata-se das patentes BR 10 2013 033014-0; BR 10 2014 010968 4; e BR 10 2015 010337 9. 

As pesquisas foram desenvolvidas por Sidnei Antonio Pianaro (Departamento de Engenharia de Materiais), Gino Capobianco (professor/pesquisador das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçú – Uniguaçú) e pelos ex-alunos da instituição Luiz Cezar Miranda de Lima Junior (Smart Sistemas Construtivos/Grupo Águia) e Willian da Maia (Águia Sistemas).

publicidade

As patentes são denominadas “Fabricação de cimento geopolimético e seus materiais derivados a partir da reciclagem de vidros e outros materiais para utilização como materiais de construção civil”; “Placas geopoliméricas a partir de cargas minerais e vidro reciclado para utilização como placa ciementícia de construção civil”; e “Placa geopolimérica a partir de vidros reciclados e seu processo de obtenção”. 

O diretor da Agipi ressalta que esses resultados são reflexos do empenho da Agência de Inovação da UEPG, que busca constantemente novas parcerias com o setor privado para que ocorra a transferência de tecnologia e licenciamento da criação inventiva.

As informações são do site da UEPG

publicidade



Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline